segunda-feira, 24 de março de 2014

Um casarão que faz gosto conhecê-lo

Por José Mendes Pereira

Em 1968, eu ainda era um dos internos da Casa de Menores Mário Negócio, uma instituição criada pelo então político Aluízio Alves, para apoiar menores  que por uma  razão qualquer, não tinham condições de estudar.


Aluísio Alves 

A Casa de Menores Mário Negócio não tinha prédio, e nós, alunos, professores e funcionários, vivíamos de mudanças, onde residimos em vários lugares, sendo eles: Em frente à Estação de trem, um prédio de um senhor chamado Chico de Clara. Na Avenida Alberto Maranhão, prédio que pertencia a família Souto. Na Rua José de Alencar, prédio de Antonio Nunes. Na Almirante Barroso, prédio de propriedade de Tertuliano Áires...

 
Senador Duarte Filho 

Em 1968, Francisco Duarte Filho, ou Dr. Duarte Filho, ou ainda senador Duarte Filho foi eleito a senador da República, tendo sido apoiado pelo ex-governador Aluísio Alves, e residia no Palácio que hoje leva o nome de 


Palácio da Resistência de Mossoró - pt.m.wikipedia.org

Palácio da Resistência de Mossoró, sendo este, um dos mais belos prédios construídos em épocas muito distantes. O casarão tem vários quartos, sala de estar, sala de visitas, área de serviços, uma enorme cozinha,  banheiros e outras dependências, todas com enormes espaços.


Vista aérea - www.panoramio.com

São poucos mossoroenses que tiveram o privilégio de conhecer as instalações deste palácio, mas eu não só o conheço por dentro, como fui um dos que dormiu por alguns meses neste prédio. 

A minha presença neste prédio foi através de Ana Salem de Miranda (dona Caboquinha, Caboclinha, a viúva do ex-vice prefeito de Mossoró e radialista José Genildo de Miranda), diretora da Casa de Menores, na época, irmã de Maria Salem Duarte, esposa do senador Duarte Filho, que ao assumir o seu cargo de senador em Brasília, sua esposa ficara só. Como os seus filhos já eram casados, dona Caboquinha me ordenou que, todas as noites eu tinha que ir dormir no palácio para fazer companhia à esposa do senador. 

Durante o período em que eu estive lá, fazendo-lhe companhia, dona Maria Salem Duarte foi uma grande mãe para mim. E do senador Duarte Filho, recebi das suas próprias mãos, uma bolsa de estudo (CONAB), para cursar o ginásio na Escola Técnica de Comércio União Caixeiral. Mas só fiquei lá por um ano, devido horários que não davam certo para mim, transferindo-me para o Ginásio Municipal de Mossoró.

O casarão é uma das invejadas obras que a nossa cidade possui, construído no século XX.  

Minhas Simples Histórias

Se você não gostou da minha historinha não diga a ninguém, deixe-me pegar outro.

Fonte:

http://minhasimpleshistorias.blogspot.com

Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" clique no link abaixo:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Se você achar que vale a pena e quiser perder um tempinho, clique nos links abaixo:

http://sednemmendes.blogspot.com
http://mendespereira.blogspot.com 

http://blogdodrlima.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário