quarta-feira, 26 de março de 2014

Quem vai querer!

Por José Mendes Pereira
José Mendes Pereira

Não tenho conhecimento onde residia o comerciante ambulante aqui em Mossoró, do seu verdadeiro nome, apenas era conhecido no centro da cidade por "Vai Querer". Nesse período das suas vendas "Vai Querer" já passava dos setenta anos, mas apesar da idade e do seu frágil corpo, ainda era um homem de muita resistência física.

"Vai Querer" era  magrinho, de pernas finas e alongadas, alto e meio tísico, de rosto seco, camisa de mangas compridas, mas enrolada até ao tornozelo. Usava um chapéu de palhas com enormes abas,  e gostava de andar com as calças arregaçadas até ao meio da canela. Jamais deixou de usar chinelos de couro cru.

"Vai Querer" vivia fazendo das suas vendas ambulantes sobre o lombo de um jumentinho magro e desnutrido, com dois caçoas agarrados, onde neles podia se encontrar laranjas, bananas, melancias, abacaxis, frutas de um modo geral. Quem quisesse pedir outros alimentos era bastante fazer o pedido, que no dia seguinte ele estaria entregando o alimento solicitado. Mas esta sua atividade só era feita pela manhã, principalmente aos comerciários, taxistas, feirantes, carroceiros, jornaleiros, transeuntes.

Quando eu saí da indústria "Vai Querer" ainda fazia esta atividade, mas posteriormente perdi o contato com ele, e não sei em que ano faleceu.

O apelido "Vai Querer" foi criado por ele mesmo, já que saía gritando pelas ruas de Mossoró: "Quem vai querer? E com o passar dos tempo, os seus fregueses deixaram de lado "quem" chamando-lhe apenas de "Vai Querer".

Todos aqueles do comércio e da indústria de Mossoró que participaram das décadas de sessenta e setenta, tenho plena certeza que ainda lembram muito bem do velho comerciante ambulante "Vai Querer".

Minhas Simples Histórias

Se você não gostou da minha historinha não diga a ninguém, deixe-me pegar outro.

Fonte:
http://minhasimpleshistorias.blogspot.com

Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" clique no link abaixo:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
 
http://blogdodrlima.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário