sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

E NA SUA OPINIÃO, QUEM ERA O CANGACEIRO MAIS VALENTE DO NORDESTE BRASILEIRO?

Por José Mendes Pereira

Afirmar qual deles era o mais valente é muito difícil, porque cada um tinha um comportamento. Existiram cangaceiros perversos, mas ser perverso, não significa que é valente.


Alguns escritores dizem que o cangaceiro Mané Moreno era perverso ao extremo, mas era muito frouxo, que na hora do “pega pra capar” (como diz o ditado popular) pelas volantes policiais, ele saía correndo das matas, e às carreiras entrava em outras matas, temendo ser morto e degolado por ali mesmo pelos policiais.

Foram 5 os mais falados cangaceiros chefes de bandos de facínoras:

O Cabeleira

1 - José Gomes o verdadeiro Cabeleira. Um indivíduo totalmente desajustado, ele mesmo não sabia o motivo de suas perversidades contra as pessoas. Matar para ele, era o seu lema, matar, matar, matar... Não merece ser classificado como valente.

Jesuíno Brilhante

2 – Jesuíno Alves de Melo Calado Jesuíno Brilhante. Foi considerado um cangaceiro gentil-homem, um tipo de Hood, adorava e era adorado pela população pobre. Exigia que o que era dos pobres era dos pobres. Além disto, também era defensor dos fracos, das crianças agredidas, dos velhos e das moças ultrajadas. Tinha coragem para lutar contra os poderosos, mas só matava caso fosse obrigado. Por isso não podemos considerá-lo homem valente. Apenas, justiceiro.

O cangaceiro Antonio Silvino

3 – Manoel Baptista de Morais ou Antonio Silvino escolheu como nome de guerra Antônio Silvino, em homenagem a um tio, Silvino Aires também bandoleiro. Antonio Silvino era apelidado de "Rifle de Ouro".

Conforme a pesquisadora da Fundaj, Semira Adler Vainsencher, ele representou um pouco antes de Lampião, o mais famoso chefe de cangaço, substituindo cangaceiros célebres tais como Jesuíno Brilhante, Adolfo Meia-Noite, Preto, Moita Brava, o tio Silvino Aires e o próprio pai. Mas Lampião o chamou de covarde 

“- Antonio Silvino foi um covarde, porque se entregou às forças do governo em consequência de um pequeno ferimento”.

Entre suas façanhas, arrancou trilhos, prendeu funcionários, e sequestrou engenheiros da Great Western, que implantava o sistema ferroviário na Paraíba. Homem covarde não é valente. 

Sinhô Pereira. Só o tamanho dava medo a quem o encontrasse por aí.

4 – Sebastião Pereira da Silva o Sinhô Pereira. Este poderia ter sido considerado o homem mais valente chefe de cangaceiros, mas infelizmente, teve que abandonar o cangaço por solicitações do Padre Cícero Romão Batista, e também se queixava de problemas reumáticos.

O Sinhô Pereira era tão bravo, tão valente, que em uma entrevista que cedeu ao jornal “O Globo” 02 de setembro de 1971, ele já estava com 75 anos disse o seguinte: 

Foto do Sinhô Pereira

“- Prefiro ficar aqui com as minhas netas, meus parentes e meus amigos. Aqui enterrei o passado. Minha presença em Pernambuco pode reacender velhos ódios”. 

No meu entender, este sim, era um homem muito valente. Mas desistiu do cangaço por motivos de saúde, e a pedido do religioso padre Cícero Romão Batista. Mas devido ter desistido do cangaço não é merecedor do título de homem valente. Mas era muito valente. Só não pode receber o título.

O rei Lampião

5 – Virgolino Ferreira da Silva (O nome Virgolino do cangaceiro Lampião é com “O”, segundo documento que recebi do pesquisador Chagas Nascimento e também informação do escritor João de Sousa Lima. Habituem-se escrever com “O”) o Lampião.

Na minha simples e desconfiada opinião, de todos os tempos, incluindo facínoras comandados e chefes de bandos, o cangaceiro mais valente foi o rei Lampião. Mas, por quê?

Virgolino Ferreira da Silva - o Lampião, ao seu lado o irmão Antonio Ferreira da Silva. Atrás está o outro irmão Levino Ferreira da Silva e Antonio Rosa.

O cangaceiro Lampião vivia no cangaço protegido pelos seus irmãos Antonio e Livino, mas em 1925, perdeu o Livino Ferreira da Silva, assassinado em combate. 2 anos após, foi a vez de Antonio Ferreira da Silva assassinado por acidente, pela arma do cangaceiro Luiz Pedro no momento em que jogavam cartas de baralho.

Antonio Ferreira da Silva irmão de Lampião

A partir daí Lampião começou a ficar sozinho no cangaço, isto é, sem irmãos. Mas em 1927, mais ou menos, Ezequiel Ferreira da Silva o irmão mais novo resolve registrar a sua carteira de bandido na empresa do irmão “Empresa de Cangaceiros Lampiônica & Cia”. Por último, apenas 2 Ferreiras estavam no cangaço.

Ezequiel Ferreira da Silva

Mas no início da década de 30, o Ezequiel Ferreira da Silva foi assassinado, e a partir daí o velho guerreiro Lampião teria que ficar sozinho no meio daquelas feras humanas. Ninguém por ele, ninguém a defendê-lo de uma possível traição de cangaceiros, apenas Maria Bonita fazia parte da sua vida, por ser sua companheira fiel. 

Lógico que Maria Bonita era a sua amada que muito o respeitava e jamais foi usou traições conta ele. Mas o homem tem 5 sentidos: 2 errados e 3 perdidos, já a mulher tem 3: Faz, diz e nega. Os outros cangaceiros poderiam ser seus amigos, ou inimigos a qualquer momento.

Maria Bonita e Lampião

Mas parece que o rei do cangaço o Lampião havia nascido mesmo para administrar homens maldosos, malucos, perversos, irritados, estressados, porque todos o respeitavam, todos o admiravam, todos o obedeciam, e sabe-se que ele batia forte (verbalmente) no momento de educar um louco da sua empresa, mas o apanhado baixava a cabeça, e ali mesmo, o ouvia sem dizer uma palavra contra ele.

Imagina bem, um homem sem nenhum mais da família para protegê-lo ou defendê-lo de uma possível traição, ficar ali, no meio de homens, que a qualquer momento, poderiam organizar uma rebelião contra ele, matando-o pelo o poder, pelo ouro, pelo dinheiro, etc...

Sila a cangaceira companheira do Zé Sereno

Muitos ali, estavam no cangaço, porque existiam ramificações de membros da família envolvidos no cangaço, como: os irmãos Sabonete e Borboleta, Sila e seus irmãos, Os Engrácias como Zé Sereno, Cirilo, Mané Moreno, Zé Baiano...

Mané Moreno, Zé Baiano e Zé Sereno primos entre si. O cangaceiro Zé Baiano é primo carnal do cangaceiro Zé Sereno

Ainda bem, que praticamente não houve traições de cangaceiros contra ele, apenas o Antonio de Engrácias lhe fez algumas gracinhas... e outro que eu não estou lembrado do seu nome no momento.

Por tudo isso, eu considero o cangaceiro e perverso sanguinário Lampião como o mais valente de todos.

O que escrevi não tem nenhum valor para a literatura lampiônica.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://blogdodrlima.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário