quarta-feira, 12 de março de 2014

Dr. Vingt-un Rosado e Sebastião de Sinhô

Por José Mendes Pereira

Dr. Vingt-un Rosado era membro da família numerada de Mossoró, (Rosado), e era o mais novo dos 21 filhos do patriarca Jerônimo Rosado Ribeiro, sendo ele filho da segunda esposa  dona Maria Amélia Henrique Maia.


Dr. Jerônomo Vingt-un Rosado Maia 

Durante muitos anos foi diretor da Escola Superior de Agronomia de Mossoró, hoje UFERSA, e como era um homem generoso, amante de Mossoró, Dr. Vingt-un gostava de criar vagas na escola para empregar os seus conterrâneos.


E necessitando de um vigilante, criou mais uma vaga para ajudar a uma pessoa qualquer, desde que tivesse o curso ginasial.

Sabendo que o diretor estava necessitando de um vigilante Sebastião de Sinhô, como era chamado, que era construtor prático, mesmo não tendo nenhuma noção de vigilância, tentou ocupar aquela vaga. 

- Eu tenho uma vaga para um vigilante, mas somente para quem já fez ginásio. – Dizia Dr. Vingt-un Rosado ao candidato àquela vaga.

Sebastião que era um homem meio engraçado, e mesmo sabendo que não tinha concluído o ginásio, tentou ludibriar o Dr. Vingt-un Rosado dizendo-lhe:

- Dr. Vingt-un, eu não só fiz um ginásio, como fiz dois aqui em Mossoró.

- Dois ginásios?! – Admirou-se Dr. Vingt-un Rosado. E como é que se faz ginásio duas vezes? Pelo que eu entendo, ginásio só se faz uma vez.

- Eu fiz o Ginásio Municipal Senador Duarte Filho, sendo este no  Conjunto Walfredo Gurgel, aqui em Mossoró, e o outro que eu fiz, foi Ginásio Municipal Professor Manoel Assis, lá no bairro Boa Vista.

- Como? – Quis saber Dr. Vingt-un.

- Eu não estudei ginásio, Dr. Eu construí duas escolas ginasial. O anúncio que está no mural, não explica o tipo de ginásio que o sujeito tenha feito.

Diante do grave erro do anúncio, Sebastião foi empregado por alguns meses, quando resolveu voltar para o ramo de construtor. 

Minhas Simples Histórias

Se você não gostou da minha historinha não diga a ninguém, deixe-me pegar outro.

Fonte:

http://minhasimpleshistorias.blogspot.com

Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" clique no link abaixo:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

http://blogdodrlima.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário