quarta-feira, 9 de novembro de 2011

VISITA À FAZENDA PACHECO EM BARRA DO MENDES NA DIVISA DO MUNICÍPIO DE BARRO ALTO BAHIA, ONDE MATARAM O DIABO LOIRO,CORISCO !

Por: Guilherme Machado
[semp+020.jpg]


Árdua viagem de mais de 400 Km de poeira e muito sofrimento, desde Feira de Santana até a Barra dos Mendes, na mesma trilha que fez o tenente Zé Rufino, no dia 25 de Maio de 1940, na certeza de assassinar


Corisco, que viajava com sua afilhada Zefinha de 10 anos, e sua mulher, a Dadá, mais um casal de cangaceiros: Rio Branco e Florência que viajavam em direção à cidade de Bom Jesus da Lapa, no Estado da Bahia.

Falando da minha viagem à Fazenda Pacheco, em Barro Alto, no Estado da Bahia, em busca de informação sobre o massacre de Corisco, só obtive informações de um fazendeiro de Brotas de Macaúbas, o senhor Lídio Dantas Neri, hoje radicado na Fazenda Umbuzeiro em Ibititá, também no Estado da Bahia, e me recebeu oferecendo-me um belo almoço regado e muita fartura, e excelentes informações sobre o cangaceiro Corisco.  




Acima, ver-se foto da família do senhor Lídio, quando me mostrava suas vacas leiteiras, onde ele aparece ao meu lado dentro do curral com seus filhos, netos e seus vaqueiros. Gentilmente, emprestou-me um manso cavalo para que eu terminasse a minha pesquisa.

A fazenda dos Pachecos não existe mais. Na casa da farinha  onde o fazendeiro José Pacheco havia hospedado os casais de cangaceiros, só existe uma feia vegetação catingueira.  

  
A primeira foto mostra a estrada de Irerê até a Barra do Mendes, feita a bordo de um velho ônibus, ano 1974, da empresa Águia do sertão; este estourou dois pneus, por conta da estrada de péssima qualidade.  




Logo acima, ver-se a foto de Corisco, feita em 1936, pelo libanês Benjamim Abraão Boto. 


Nesta caçada mortífera, o tenente Zé Rufino matou Corisco por pura ganância ao dinheiro de frutos de roubos e saques das volantes e dos cangaceiros.  O estúpido militar sabia que Corisco viajava com muito dinheiro em mãos.

 

O cangaceiros Rio Branco e sua companheira Florência, conseguiram escapar da perseguição, pois haviam saído  para lavarem roupas em um povoado chamado Lagoa do Soldado, próximo à Barra do Mendes, e de lá ouviram os tiros. 

Observação:

Corisco e todos os cangaceiros que restaram da malta de Lampião já haviam sido perdoados e anistiados pelo governo da época, Landulfo Alves, interventor de 1938 a 1942.  Sendo assim, eram homens livres. Corisco foi assassinado no dia 25 de maio de 1940.


http://blogdodrlima.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário