terça-feira, 8 de novembro de 2011

O futuro do tema Cangaço

Por: Alfredo Bonessi


Ola! - Bom Dia!
Grato pelo contato.
O tema cangaço ainda está longe de ser considerado esgotado. Temos eventos bons como é o caso do Cariri Cangaço, temos os eventos patrocinados pela SBEC, temos os eventos localizados como é o caso de Paulo Afonso, ainda os eventos culturais dos Grupos de Serra Talhada, Piranhas, Canudos, Sítio Caldeirão, Mossoró,  e outros.
O que falta é a criação de outros grupos de estudos em outros locais do Brasil, e o congraçamento entre eles. Para isso é necessário um calendário anual do cangaço onde se possa fazer uma previsão das fetividades. Havendo a programação anual pode-se fazer a convocação da população para assistir os eventos.
É preciso inserir esses eventos as programações culturais do  Governo Federal, Estaduais e Municipais, e também a todos os segmentos da sociedade, como escolas, imprensa, universidades, premiando as apresentações e manifestações culturais como  danças,  monografias, documentários, artesanato, fotografias, teatro, musica, vaquejada e tudo mais. Daí sim teremos o tema cangaço e cultura nordestina no topo das atenções da população. Feito isso pensamos em expansão do que se tem de melhor ao exterior, mas veja bem, como cultura de um povo, de uma região,  o  nordeste-  são as apresentações do conjunto de manifestações culturais do nordeste é que irão empolgar o exterior e não um tema isolado.
Pensamos até em filmes em um futuro proximo.
Se isso é sonhar demais, sonhar não custa nada, e vou sonhando na esperança de um dia ver esse sonho concretizado. Todos esses sonhos é pela valorização e reconhecimento a essa cultura diferenciada e belissima que só possui o querido povo nordestino.
Saude - Abraço
Bonessi
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário