segunda-feira, 7 de novembro de 2011

MORTE DO CANGACEIRO CIRILO DE ENGRÁCIAS

Por: José Mendes Pereira

A foto abaixo,
mostra o cangaceiro Cirilo de Engrácias, da família dos Engrácias, irmão do cangaceiro Antonio de Engrácias, ambos tios de Mané Moreno, Zé Baiano e Zé Sereno.
  A cabeça de Cirilo já havia sido decepada, mas foi recolocada para a foto.
Os  que participaram da morte de Cirilo de Engrácias foram:
A partir da esquerda: José Ignácio, João Henriques, Agripino Feitosa, e Cícero Ribeiro. data em 5 de Agosto de 1934 em Mata grande Alagoas.
Quem matou o cangaceiro Mané Moreno?


Mané Moreno foi assassinado pela volante de Odilon Flor, em um baile, quando este dançava no salão com a sua amada Áurea, esta, sendo filha do sofrido casal, Zé Nicárcio e dona Josefa (segundo Alcindo Alves da Costa), em: "Lampião Além da Versão - Mentiras e Mistérios de Angico).

Nesta mesma noite, além de Mané Moreno e a sua companheira Áurea, também foi assassinado o cangaceiro Cravo Roxo, o Serapião, lá de Poço Redondo, e filho natural de um senhor chamado Mané Gregório.

Quem matou o cangaceiro Zé Baiano?


Zé Baiano foi assassinado através de um plano de populares, inclusive um dos seus melhores amigos, o coiteiro Antonio de Chiquinho,  idealizou e participou da chacina do "Pantera Negra".



O cangaceiro Zé Sereno, levou sua vida para mais adiante, tendo ido morar em São Paulo. Mas em 1981, ele faleceu naturalmente. Mas teve direito a uma cova dígna.  Zé Sereno e Zé Baiano eram primos carnais, seus pais e mães eram irmãos. 
http://blogdodrlima.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário