segunda-feira, 2 de junho de 2014

12º CONGRESSO DA CONAM EM JOÃO PESSOA, CURIOSIDADES

Cruz. Após várias reuniões com federações e associações comunitárias por todo o país, finalmente, tudo pronto para realização do 12º Congresso Nacional da CONAM, que este ano teve como anfitriã João Pessoa, Capital do Estado da Paraíba, conhecida mundialmente como sendo a cidade mais verde da América do Sul, fato que conseguimos comprovar em loco caminhando pelas ruas e avenidas da Capital.
clip_image002
Dr. Lima - Presidente da FAC
clip_image004
Terminal Rodoviário de Cruz - CE
A viagem foi longa, cansativa, mas prazerosa. O Ceará participou com duas caravanas, uma saindo da Capital Alencarina e outra do interior, Região Sul do Estado.
A caravana de Fortaleza, partiu da Praça da Bandeira, às 21h30m, levando 45 Delegados da Capital e Interior: Caucaia, Cruz, Frecheirinha etc. Passamos por Mossoró, onde nos encontramos com 17 Delegados que vinham de Belém do Pará, seguimos juntos em comboio. Passamos por Natal e várias cidades até chegarmos à João Pessoas às 9 horas.
clip_image006
                           Cidade A margem de BR 101
clip_image008
Canavial
A estrada boa, pista dupla na maioria do trecho percorrido. Paisagem encantadora, florestas de Mata Atlântica e canaviais imensos. Passamos por várias cidades: São José do Mipibu, Goianinha, Canguaretama, Mamanguape e outras.
clip_image010
                         Caravana do Ceará
Finalmente, chegamos ao Centro de Convenções em João Pessoa. Lá nos encontramos com caravanas que chegavam a todo instante, vindas de todos os Estado do Brasil e Distrito Federal. Mulheres, homens, jovens, homossexuais assumidos, idosos e até crianças de colo que, constantemente, eram vistas sendo amamentadas.
clip_image012 clip_image014
          Artesanato de Ceará                      Artesanato de João Pessoa
Muitos aproveitaram o momento para comercializar seus produtos como, por exemplos, peças feitas com capim dourado, o artesanato de João Pessoa apresentado pela líder comunitária Bebezinha, os bolinhos de queijo trazidos por Dona Maria Madalena da Ilha Grande em Sergipe, CDs de música gospel, artesanato cearense e facas de madeira produzidas pelos índios do Acre. Um estande de livros estava à disposição dos amantes da leitura abordando temas diversos relacionados a luta dos camponeses, confecção, as camisas da Seleção Brasileira, distribuição de jornais, panfletos e folders. A Caravana de Mossoró distribuiu um farto material impresso sobre a cultura, artesanato, folclore, festas tradicionais, atrativos turísticos e as belezas da Capital Brasileira do Sal, do Petróleo e da Liberdade.
Delegações animadas e extrovertidas. Bandeiras dos estados e das instituições deram um colorido todo especial ao ambiente do Congresso. Parintins marcou sua presença com os tambores e as toadas de Boi Bumbá e realizou o sorteio de um pandeiro, cuja renda seria em benefício da escolinha de Boi de Parintins.
clip_image016 clip_image018
          Parintins                                   Pernambuco
Várias caravanas subirão ao palco com seus instrumentos para entoarem suas músicas representativas da cultura musical local.
clip_image020 clip_image022
          Caravana do RN                                Caravana de MG
O clima era de muita festa, amizade e companheirismo. Os Delegados formavam grupos para bate papo, trocar ideias e registrarem o encontro em fotos ou vídeos.
clip_image024 clip_image026
                   Moda Hip                      Jovem Gracieti Arujá - SP
Personagens com trajes típicos, cabelos exóticos ou apresentando muita tatuagem pelo corpo, chamavam a atenção como o caso de um Delegado de cabelos longos ou enfeitados como os da simpática jovem Gracieti Silva de Arujá, São Paulo.
clip_image028 clip_image030
No Centro de João Pessoa, um grande hotel abandonado foi invadido por dezenas de famílias sem teto, uma atitude que em nada agradou aos moradores da vizinhança que reclamam destes inquilinos: “Isto é uma vergonha” disse um comerciante indignado pedindo para que fotos do prédio não fossem divulgadas.
clip_image032 clip_image034
Nos Postos da Polícia Rodoviária, entre Fortaleza e João Pessoas, um fato nos chamou a atenção: são centenas de veículos e motos apreendidos que se desgastam com o tempo, jogados ao relento, cobertos de matagal, dominados pela ferrugem, desgastando-se pela ação do tempo. Um patrimônio valiosíssimo que poderia ser melhor aproveitado. Talvez, quiçá, a burocracia seja a maior culpada.
clip_image036
Edifícios em João Pessoa
 clip_image038
                                         Passarela – João Pessoa
João Pessoa é uma Capital bonita, limpa, acolhedora, mar calmo, praias maravilhosas, trânsito livre e clima agradável. Parece que lá mora a felicidade.
clip_image040
Hotel abandonado em João Pessoa
clip_image042
Casa do Barão de Camocim - Fortaleza - CE

Muitos Prédios Históricos que são tombados como Patrimônio Histórico da Humanidade acabam abandonados e destruídos pela a ação da natureza. Se não há recursos para conservá-los porque não doá-los para instituições fazerem uso com o compromisso de conservá-los. Quem conhece sabe, que muitos prédios em sítios e cidades foram tombados, depois abandonados e já não existem mais.



Dr. Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário