terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Seu Mané Alves - um veterano e excelente locutor

Por: José Mendes Pereira


EQUÍVOCOS DE SEU MANÉ DA COALHADA

Um dos mais antigos e conhecidos locutores de Mossoró, é seu Mané, ou nome verdadeiro, Manoel Alves de Oliveira. Um homem que quase nasceu no meio da comunicação. Excelente apresentador de programas sertanejos, educado, engraçado, honesto e de grande audiência nessa região do Rio Grande do Norte. Um dos programas mais conhecido é "A Hora da Coalhada", que ele apresenta na Rádio Rural, sendo ouvido por quase todo sertão potiguar. Um outro, é "Seu Mané Toca Tudo", onde dentro da programação ele intercala o quadro muito conhecido que é "Notas e Avisos".

 Seu Mané Alves

Certo dia, um homem veio de Umarizal para vender a sua carroça completa aqui em Mossoró. Só que o homem conseguiu vender a carroça e não o jumento. O homem escreveu um recado para seu Mané ler na hora dos avisos, avisando a sua esposa que não viajaria naquele dia, porque tinha vendido a carroça, e ainda estava negociando o jumento. O Problema foi que seu Mané não entendeu a escrita e leu da seguinte maneira: 

"Atenção dona Maria de Umarizal! Seu marido informa que não vai voltar hoje para casa porque vendeu a carroça, mas ficou enganchado no negócio do jumento."

Uma mulher ligava para a Rádio Rural e pedia uma música dos Beatles. Na hora de anunciar ele disse:

"Agora vai uma música dos beatlous." 

Outra vez, quando pedia a música "Era um garoto que como eu amava os Beatles e os Holins Stones." Como ele não sabe dizer, falou da seguinte maneira: 

"Era um garoto que como eu amava os..., o resto vocês já sabem como é."

Outra vez, uma senhora solicitava de quem soubesse o paradeiro do seu filho, que havia saído de casa e não retornou. No momento de ler o aviso, seu Mané leu da seguinte maneira:  

"Procura-se um garrote trajando camisa quadriculada... ou, é um garoto."

Um outro aviso: Toinho pede que sua mãe guarde o carnê dentro do guarda roupa... Então ele disse:

"Toinho pede que sua mãe guarde o carneiro dentro do guarda roupa..."

Quando o cantor João Gonçalves gravou a música "Pescaria em Boqueirão", seu Mané Alves ficou encarregado de sair pelas ruas de Mossoró anunciando que o cantor iria se apresentar em um dos clubes de nossa cidade. O seu anúncio era o seguinte:

"Atenção juventude mossoroense! Vai chegar em nossa cidade, o homem da lapa de minhoca." 

Certa noite, em frente à Rádio Rural de Mossoró estava acontecendo o "Festival da Mais Bela Voz Potiguar", sendo seu Mané Alves o locutor que o apresentava. Uma criança, talvez de oito ou dez anos, subiu no palco. Ele não gostando da presença dela em cima do palco, disse: 

"Desce popoquinha, desce popoquinha!". 

Como não devemos estar discutindo com criança, que na verdade ela não gosta de ser repreendida por ninguém, ela foi curta e grossa, respondendo-lhe o seguinte:

"Não desço, não desço, não desço."

Seu Mané que não gostava de estar discutindo com pessoas adultas,   e principalmente com criança, e achando que não tinha forças para descê-la do palco, respondeu-lhe: 

"Pois fica, popoquinha! Você tem razão, e como tem!" 

Quando Seu Mané nota o seu erro,  corrige sem nenhum escrúpulo. Mas mesmo com toda essa displicência, isso eu considero como falta de atenção "e não por ser péssimo profissional",  Seu Mané Alves é muito querido pelo povo Mossoroense, e demais regiões adjacentes.

Parabéns a Seu Mané Alves, que como comunicador, muito tem prestado os seus serviços a Mossoró.

Este artigo foi escrito quando seu Mané Alves ainda era vivo. Ele faleceu  em Setembro de 2012. 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

http://blogdodrlima.blogspot.com

Um comentário:

  1. Olá, amigo José Mendes,

    Seu Mané sempre foi uma grande personalidade, uma figura super popular, muito amigo, bastante humilde, dedicado à família e ao trabalho, trabalho que fazia com dedicação e muito esmero. Felizmente tive o privilégio de conhecê-lo, na época em que fazia um programa musical, na Rádio Difusora, no prédio do Cine Caiçara. Nessa mesma época ele também candidatou-se a vereador, e eu era menino ainda, com uns treze anos, e diariamente visitava os estúdios da Difusora, onde assistia o programa de Seu Mané (Ao vivo), nos controles de áudio operava o "Nogueirinha", atual coronel Nogueira, Reserva da PMRN, filho do saudoso radialista Aldenor Nogueira. Vez por outra seu Mané saia do estúdio e me pedia o favor de falar a hora, em certos intervalos de tempo. Lembro-me que o mesmo, aqui acolá citava o meu nome, me pedia opiniões sobre alguns lançamentos musicais, e eu no entanto contribuia com a minha opinião, sem muito sentido. Por esse motivo criei uma certa afinidade com o seu Mané. Lembro-me também, que certa vez ele me convidou pra visitar uns sítios, onde pretendia fazer divulgação pessoal da sua candidatura a vereador, e chegando em uma determinada comunidade, fomos recepcionados com umas mocinhas, aplaudindo-nos e repetindo a seguinte aclamação:
    -Leonardo!, Leonardo!, Leonardo !
    Seu Mané, com a cara de espanto, falou-me:
    - Olha só Leonardo, eu sou o candidato, mas voce é quem recebe os aplausos...e continuou a visita, com o sorriso e a alegria que lhe era peculiar. Esses acontecimentos se deram nos anos 70, pra mim uma recordação de Seu Mané da Coalhada.

    ResponderExcluir