quarta-feira, 23 de outubro de 2013

A CONFERENCIA DE BRASÍLA

2ª CONFERÊNCIA NACIONAL DO DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL E SOLIÁDIO REALIZADO EM BRASÍLIA – CNDRSS

 
clip_image002clip_image003




Cruz. Aconteceu de 14 a 18 de outubro, em Brasília, a 2ª Conferência Nacional do Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário – CNDRSS, promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (CONDRAF) com o objetivo de construir o Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, de forma participativa, envolvendo representações do governo e da sociedade civil organizada.
clip_image005clip_image007
Para a realização desta Conferência ocorreram conferências Territoriais, Intermunicipais, Setoriais, Temáticas e livres, Distritais e Estaduais que foram concluídas com a Conferência Nacional, em Brasília, materializando concepções, princípios e diretrizes estratégicas da Política de Desenvolvimento do Brasil Rural, com indicação de metas de curto, médio e longo prazos e projeções para as próximas décadas.
clip_image009clip_image011
Nesta trajetória, com debates e participação popular, 42.400 pessoas debateram as 11.320 propostas apresentadas em todo o território nacional.
Agricultores familiares, assentados, da reforma agrária, camponeses, extrativistas, pescadores artesanais, povos indígenas, quilombolas, povos e comunidades tradicionais, mulheres, jovens, idosos e pessoas com deficiências, representantes do poder público e da sociedade civil organizada dos 26 estados e do Distrito Federal discutiram e futuro do Brasil Rural e seu papel no desenvolvimento rural nacional.
clip_image013 clip_image015
Foram aprovadas 100 propostas prioritárias para o desenvolvimento rural sustentável e as mulheres conseguiram importantes conquistas participando dos debates na Conferência Nacional em Brasília.
clip_image017
A 2ª Conferência Nacional do Desenvolvimento rural Sustentável e Solidário – CNDRSS contou com a presença de quilombolas, brancos, índios, jovens, mulheres, agricultores, vaqueiros, pescadores, geraiseiros, mulheres das águas, seringueiros, artesãos etc, de todo o território nacional.
clip_image019clip_image021
Durante a 2ª Conferência, houve a participação de vários Ministros e Ministras e da Presidenta Dilma Rousseff que lançou o Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica – Brasil Agroecológico, que vai ampliar a produção e o consumo de alimentos orgânicos e agroecológicos no País.
clip_image023clip_image025
clip_image027
O Município de Cruz-CE foi representado pelo Delegado da Sociedade Civil, Antonio dos Santos de Oliveira que fez várias defesas importantes para inclusão de propostas que tinham como objetivo introduzir melhorias para os agricultores familiares e povos tradicionais que foram incluídas entre as 100 propostas prioritárias para construção do Plano Brasil Rural.
clip_image029
A participação foi democrática e todos os Delegados tiveram oportunidades de incluírem e defenderem suas propostas, embora nem todas tenho sido aprovadas, pois das 11.320 propostas iniciais apenas 100 foram priorizadas para inclusão no Plano Nacional Brasil Rural com Gente do jeito que a gente quer.
Dr. Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário