sexta-feira, 11 de outubro de 2013

2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário em Brasília



Local: Espaço Cultural Brasília 21 (SHS, Q.6, Eixo Monumental), Brasília – DF.
Coordenação: MDA
Legislação: Resolução Ministerial de convocação em tramitação
Tema Central: Brasil Rural com Gente, do jeito que a gente quer.
Subtemas: Desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Brasil rural e fortalecimento da agricultura familiar; Reforma agrária e democratização do acesso à terra e aos recursos naturais; Abordagem territorial como estratégia de desenvolvimento rural e promoção da qualidade de vida; Gestão e participação social; Autonomia das mulheres rurais; Autonomia e emancipação da juventude rural e Promoção do etnodesenvolvimento.
A 2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário será realizada de 14 a 18 de outubro, em Brasília, e tem como objetivo central a construção do Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PNDRSS), materializando concepções, princípios e diretrizes estratégicos da Política de Desenvolvimento do Brasil Rural, com indicação de metas de curto, médio e longo prazos e projeção para as próximas décadas.
Agricultores familiares, assentados da reforma agrária, camponeses, extrativistas, pescadores artesanais, povos indígenas, quilombolas, povos e comunidades tradicionais, mulheres, jovens, representantes do poder público e da sociedade civil dos 26 estados e do Distrito Federal discutirão o futuro do Brasil Rural e seu papel no desenvolvimento Nacional.
Com início em abril de 2013, já foram realizadas conferências territoriais, intermunicipais, municipais, setoriais, temáticas, livres, estaduais e distrital que serão finalizadas em dezembro com a elaboração do Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário.
O Município de Cruz-CE terá um representante na 2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, sendo Delegado representante da Sociedade Civil o Engenheiro Agrônomo, Professor, Radialista e Presidente da Federação das Associações Comunitárias do Município de Cruz Antonio dos Santos de Oliveira Lima que estará representando o Território do Estremo Oeste do Ceará.
O Ceará estará representado por 39 Delegados que irão defender 40 propostas que foram aprovadas na 2ª Conferencia Estadual realizada no CEU, em Fortaleza, nos dias 19 e 20 de agosto, sendo 13 Delegados do Poder Público e 26 Delegados da Sociedade Civil.
Além de integrar as Comissões Temáticas da Conferência, irá fazer a cobertura jornalística do evento para o Jornal A FOLHA e Rádio FM Comunitária 6 de Abril.
A 2ª Conferência Nacional contará com a presença de 1.200 Delegados, 200 Convidados e 100 Observadores num total de 1.500 pessoas.


Dr. Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário