quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Lampião e as belezas da Grota de Angico


Por: José Mendes Pereira

Minha foto

Lampião teve a má sorte de ter nascido no meio das contradições e conflitos de terra, quando por pequenos motivos surgiam violência, ódio, desrespeito, tudo isso causado pelos famosos coronéis latifundiários e políticos corruptos. Mas como glória, eternizou-se no Brasil de Sul a Norte, principalmente na região  mais pobre, o Nordeste.

Grota do Angico local de morte do rei do cangaço Lampião e parte de seu bando

 É claro que tudo que fez durante as suas andanças pelos sertões, causou danos, mortes, violências, inquietou os sertanejos mais humildes,  mas com certeza, o seu movimento também serviu como meio de vida para muitos, como: vileiros, repentistas, sanfoneiros... Seu sangue corre nas veias do xaxado, dança dos cangaceiros, no xote, no baião e no forró.

Lampião e bando

Lampião teve a sorte de encontrar uma companheira de sua altura, honesta, que muitas vezes, serviu como uma conselheira, ou dizemos assim "Sossega Leão".

Grota do Angico

Existe uma grande polêmica em torno desse personagem fantástico que foi Lampião. Quem foi? Um bandido, assassino e perverso? Um homem insatisfeito com o seu mundo? Um justiceiro? Herói? Como conseguiu sobreviver tanto tempo lutando contra sete Estados com poucos homens?




Além de cangaceiro, Lampião era  sanfoneiro, repentista, cantador, poeta, juiz da sua saga, médico nas horas precisa,  enfermeiro, curandeiro, artesão, amigo do amigo, inimigo dos que não queriam lhe respeitar, paciente, fera na hora certa, religioso, amante, amado por muitos e odiado por outros, inteligente, estrategista, idealista, perseguido e perseguidor.

Trilha até a Grota de Angicos, onde Lampião foi tombado

Apaziguador do seu bando em momento de desavença entre os seus homens; respeitado pelos seus subordinados, excelente atirador e disposto a fazer justiça com as próprias mãos.

Trilha Poço Redondo - Grota do Angico

Semeou o terror contra seus inimigos em suas andanças pelos Estados: Pernambuco, Rio Grande do Norte, Bahia, Alagoas, Paraíba, Ceará, e Sergipe. Mesmo metido num mundo de horrores, Lampião  conseguia ser alegre, e protetor de sua saga perseguida.

Para chegar até a Grota, é necessário pegar barco

Lampião matou e cortou a sorte de muitos que pretendiam subir na vida. O certo é que Lampião não tinha ideia do tamanho da sua sorte, e cada passo que dava, mais estava se preparando para o seu dia final. 

Última parada: Grota do Angico onde Lampião e Maria Bonita foram mortos

Hospedado na Fazenda Porto da Folha, na Grota de Angico, no Estado de Sergipe, na madrugada de 28 de julho de 1938, o bando foi desbarato pelo sargento João Bezerra,


deixando sem vida: Lampião, Maria Bonita e mais nove cangaceiros.


Finalmente o homem mais procurado no Brasil foi morto por disparos repetidos, não dando a mínima chance de se livrar das malditas balas das armas dos volantes do tenente João Bezerra.


Do: "Blog do Mendes e Mendes" para o "blog do Dr. Lima", 
em Cruz-CE.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://limagronomiacruzce@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário