sexta-feira, 2 de setembro de 2011

SE DOM PEDRO II VOLTASSE AO PLANETA


Por: José Mendes Pereira

Minha foto

Se Dom Pedro II voltasse a viver novamente, viria que as
nações mundiais se desenvolveram muito durante a sua ausência no globo, principalmente a sua amada terra, Brasil, que fez o homem voar, fazer piruetas sobre os ares.


Viria a Ponte do Rio Niterói, com 13,29 Km; pontes sob o mar; os Estados Unidos destruírem cidades inteiras com malditas bombas..., navios de grande porte, viadutos, enormes estátuas.

A conquista do homem à lua, no ano de 1969, quando nela pousou, e 


gigantescos telescópios captando o universo; o celular sem fio, a televisão, metrôs, bancos com caixas eletrônicos, computadores, instrumentos musicais afinados eletronicamente...


Dom Pedro II viria uma porção de inventos, que ele apesar de ter sido rico e poderoso, não teve o prazer de possuir, pelo menos um banheiro dentro do seu palácio.

O desenvolvimento é assustador. Mas, ao sair para ver como anda a educação, com certeza encontraria falhas, não por parte do educador, mas por não ter havido mudança dentro de sala de aula.


Viria que as escolas ganharam: vice-diretor, supervisor, coordenador, professor de educação física, de vídeo, mas na verdade, dentro da sala de aula, a educação continua do mesmo jeito. Os alunos sentados, o professor  continua em pé, falando, falando, falando e os alunos escutando, escutando, escutando...,

Vendo que  na sala de aula as aulas continuam com o mesmo método do seu tempo, com certeza Dom Pedro II viria que não houve quase nada de  mudança na educação, e diria:  

"Meus queridos irmãos brasileiros:

A educação do Brasil continua  atrasada. É preciso mudar esse sistema arcaico, e criar um novo método de lecionar. Não há desenvolvimento sem bons métodos educacionais para  se  repassar aos  alunos, mesmo fora da sala de aula. Crie um novo método, lecionando ao ar livre, ao caminhar, nos passeios, nas praias..., assim o aluno se tornará interessado e será seu grande amigo". Dentro da sala de aula o aluno se considera sobordinado. Caminhando ele se sentirá livre e do tamanho do mestre".

Minhas simples histórias

Do: "blog do Mendes e Mendes", para o "blog do Dr. Lima"

http://limagronomiacruzce.@yahoo.com.br
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário