segunda-feira, 19 de setembro de 2011

O ódio herdaram de quem?

Por: José Mendes Pereira


Retrato da família Ferreira tirado em Juazeiro, em 1926. Lampião está à sentado à direita, segurando o seu fuzil. Seu irmão Antonio Ferreira está sentado à esquerda, com o fuzil sobre as pernas. Em pé, no meio, é o João Ferreira da Silva, o único irmão Ferreira que não entrou para o cangaço.Ezequiel Ferreira, o irmão mais moço, está em pé à direita de João. Observe que João Ferreira está com a mão no ombro de sua mulher. As outras senhoras são irmãs dos rapazes. Os outros no grupo, são primos. Esta foto, segundo pesquisadores, foi  liberada por João Ferreira da Silva, irmão da família Ferreira. Propriá.


João Bala e as "istora de lampião"

 
ADENDO

Segundo o site, no final desta página (não tem autor), as pesquisas na região comprovaram, através de diversos depoimentos pessoais, que José Ferreira, o patriarca da família, era pessoa pacata, trabalhadora, ordeira e de ótima índole, do tipo que evita ao máximo qualquer desentendimento. Mas se entende que Lampião e os irmãos, possivelmente herdaram da mãe, aquele tipo de não se conformar com certos desrespeitos por parte de pessoas que comvivem na mesma região.

O autor afirma que esses depoimentos positivos merecem especial atenção, e ainda maior credibilidade, por terem sido prestados por pessoas inimigas da família. Apesar da inimizade, preferiram contar a verdade, não denegrir gratuitamente o nome de José Ferreira.

A mãe de Virgulino já era um pouco diferente, mais realista em relação ao ambiente em que vivia. De maneira geral, todos os entrevistados declararam que José Ferreira desarmava os filhos na porta da frente, e dona Maria os armava na porta de trás dizendo:

"- Filho meu não é para ser guardado no caritó.
Não criei filho para ser desmoralizado".


Fontes:

http://br.taringa.net/posts/imagens/2866/Virgulino-Ferreira,-O-Lampi%C3%A3o---O-Rei-do-Canga%C3%A7o.html
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://limacruzce@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário