quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Cangaceiros presentes na Grota de Angico no dia da invasão


Por: Ivanildo Alves da Silveira

Ivanildo Alves e João de Sousa Lima

Segundo Megale & Bassetti (Lampião - Sua morte passada a limpo) estes eram os cangaceiros presentes em Angicos:

Lampião, Luiz Pedro, Vila Nova, Quinta Feira, Amoroso, Moeda, Cajarana, Elétrico, Diferente, Vinte e Cinco, Alecrim, Colchete, Delicado, Balão, Mergulhão, Cajazeira, Criança, Candeeiro, Zé Sereno, Marinheiro, Cobra Verde, Peitica, Santa Cruz, Mané Pernambucano, Novo Tempo, Juriti, Chá Preto, Macela, Pitombeira, Zabelê, Relâmpago, Maria Bonita, Maria de Juriti, Enedina, Sila, Dulce e Dinda.
Essa relação aos cangaceiros que se encontravam em Angico, por ocasião do combate...merece algumas considerações. 

João de Sousa Lima e o ex-cangaceiro Vinte e Cinco

1º. - Segundo depoimento de "Vinte e Cinco", ele e outro, cumprindo ordens de Lampião, tinham saído de Angico,para pegar uns rifles, antes do combate...

2º. - Ainda, segundo depoimentos, dois outros cangaceiros, saíram para pegar o leite para o grupo, num sítio de um coiteiro, momentos antes do combate..., e, após ouvirem o tiroteio, fugiram.

Essa relação, acima postada, é a que melhor se aproxima da realidade da identidade dos cangaceiros em Angico.


Abraço

IVANILDO SILVEIRA
Pesquisador e colecionador do cangaço
Natal-RN

 Orkut 
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://limagronomiacruzce@yahoo.com.br

4 comentários:

  1. Meu Caro. Tenho algumas dúvidas e gostaria de sua Ajuda. Consta em minhas naotações após pesquisa feitas por mim eu o cabra ALECRIM esteve preso em salvador EM 1933 e posto em liberdade vigiada, junto com o cabra BANANEIRA e mais dois cangaceiros. Em tratar-se de uma LIBERDADE VIGIADA com trabalho forçado na lavoura creio ser humanamente impossível ele estar presente na Grota de Angicos em 1938 e muito menos ser morto e decaptado. Li também alguma coisa sobre um segundo ALECRIM, de nome Pedro Barbosa dos Santos, mas esse era Cabra do Cangaceiro LABAREDA, que acredito piamente que seu bando não estivesse presente em ANGICO haja vista que não vejo o nome de mais nenhum, membro do seu bando na lista dos 35, só o ALECRIM estaria lá ? O que pode ter acontecido ? Você saberia me explicar ?, por favor .....

    ResponderExcluir

  2. Do bando de Ze Sereno que se entrgou em jeremoabo em Outubro de 1938, apenas quatro estavam em angico. Marinheiro, Novo Tempo juriti e Candeeiro. Laranjeira, bem ti vi, ponto fino, quina quina, azulao e balao nao estavam.

    ResponderExcluir
  3. lembre se o cangaceiro 25 não estava em angico...tinha ido buscar munição e armas a pedido do capitão.....

    ResponderExcluir