quinta-feira, 15 de maio de 2014

RANCHINHO DE TAIPA ONDE MORA A FELICIDADE



Cruz. Na zona rural do Município de Cruz, a 300km de Fortaleza, Zona Litoral do Extremo Oeste do Ceará ainda encontramos habitações modestas, onde mora a felicidade e a paz, onde a natureza e as gentes simples do campo trabalham e vivem em perfeita harmonia com a natureza.
Casa de taipa

Ranchinho de palha
Que abriga você e eu
Onde tudo é amor
Onde o chão é de areia
Onde nós dois se agasalha
Nesta casinha tão feia
Mas pouca gente é feliz como nós
                             Luiz Gonzaga


Tive a oportunidade de visitar toda a zona rural do Município de Cruz. Estive em todas as comunidades rurais, que são mais de 40 em todo o Município de Cruz. Visitei mais de 500 residências conversando com as famílias, dialogando com eles e ouvindo suas histórias, seus lamentos, reinvindicações, mas também presenciei momentos de alegria, confraternização e solidariedade entre esta gente humilde do campo. Gente humilde que ainda bota as cadeiras nas calçadas, alpendres ou latadas para prosear com a vizinhança e botar as notícias em dia. Encontrei muitas mulheres reunidas que ainda preservam a cultura de trabalhar com linha fazendo as tradicionais varandas de parede. Vi o exercício deste oficio nas comunidades de Porteiras, Pitombeiras, Lagoa Salgada e Canafístula.
Casa típica da zona rural

Na agricultura, as plantações estão muito diversificadas e em diferentes estágios de desenvolvimento, pois, enquanto uns já fazem colheitas de milho e feijão, outros estão nos primeiros estágios de desenvolvimento de sua lavoura. A irregularidade das chuvas, no tempo e no espaço, não permitiu uniformidade nas plantações, fazendo com que muitos agricultores tenham que pedir por mais chuvas até o tempo da colheita. Os métodos tradicionais de práticas agrícolas ainda estão presentes em suas atividades, pois juntas de bois inda ajudam na lida do campo tracionando arados para capinas e revolvimento dos solos agrícolas.
Habitação rural
O camponês é gente simples, humilde e acolhedora, alguns sisudos, mas, gente boa; enquanto outros são alegres a extrovertidos. Sempre a recepção vinha acompanhada de um aperto de mão, uma xícara de café, um doce caseiro, melancia ou mesmo um simples copo de água fresca de um velho e tradicional pote de barro. Tudo servido com muita satisfação. Foi um momento de reencontro com amigos que não os via, já fazia algum tempo.
Casa de taipa na cidade de Cruz-CE
 Confesso que muitas vezes fiquei emocionado, pois, fazia-me voltar no tempo, e relembrar da época da minha vida no campo, no Sertão do Rio Grane do Norte, na zona rural da minha querida Augusto Severo-RN, quando fazia estas mesmas atividades, com a pele ressecada pelos raios do sol, que provocava um calor intenso e abrasador, e as mãos cheias de calos, produzidos por rudimentares instrumentos de trabalho: foice, enxada, machado e marreta.
Que fazia eu, então, com estas visitas?
Estava visitando os camponeses inscritos no Programa Nacional de Habitação Rural, um Programa do Governo Federal que visa construir casas populares para quem não tem casa ou habita em moradias inadequadas ou ainda para aqueles que moram em casas alugadas ou de favores, ou até mesmo para resolver a situação de várias famílias que compartilham o mesmo teto.
Casa de taipa
Mudar esta realidade é uma das principais metas do Governo Municipal do PT, que tem a frete da administração Adauto, um administrador comprometido com o bem estar da população rural do Município de Cruz.

Ter vida digna no campo é um direito que todo cidadão camponês tem, que foi uma conquista da sociedade rural com a administração do PT que luta para mudar a realidade vivida pela gente humilde do campo que também merece uma vida de conforto e bem está para toda família.
Outra situação difícil, não menos desconfortável para o homem do campo, é a falta de água para o consumo humano e animal. O lençol freático está muito profundo e a água é de qualidade muito ruim. Muitas cacimbas já secaram.
A precipitações pluviométricas registradas este ano tem sido de pouca intensidade, não suficiente para reabastecer os aquíferos, que nem subiram de nível. Um carro pipa do PAC 2 está atendendo aos casos mais difíceis.

Casa de tijolos cruz
 O Prefeito tem se preocupado com esta situação e está implantando sistemas de abastecimento de água nas comunidades rurais, em parceria com as associações, pelo Programa do Governo Federal Água para Todos. Onde não é possível implantar o sistema de abastecimento de água através de rede de distribuição, uma equipe está trabalhando para construir cisternas e polietileno para atender a 1.251 famílias que habitam localidades isoladas e inóspitas.
A luta tem sido incansável para melhorar a qualidade de vida das populações mais carentes da zona rural, que propõe proporcionar uma estrutura de melhor qualidade para o nosso trabalhador rural que é quem garante a alimentação e a matéria prima para tudo que é consumido neste País, portanto, digno de toda a nossa admiração e respeito.


Dr. Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário