quarta-feira, 7 de maio de 2014

BRASILEIRO, LAVOURA DE CUPIM

Por Clerisvaldo B. Chagas, 7 de maio de 2014 - Crônica Nº 1.183

Existem insetos sociais bastantes conhecidos pela população. São eles os cupins que surgem nos campos, mas também podem aparecer nas cidades. No campo, os cupins têm a parte boa e a banda ruim. Na parte boa, eles participam da “saúde” de campos e florestas como a drenagem das águas e reciclando nutrientes. Mas, na banda ruim, esses insetos isópteros, são terríveis e dão bastante trabalho.

Cupinzeiro. imagem (wikipédia).

Os cupins de vida subterrânea causam maiores danos à agricultura. É que eles têm o poder de destruir sementes, atacar raízes de plantas como a do café, cana-de-açúcar, abacaxi, milho, amendoim, arroz, algodão, mandioca e eucalipto.

Já os cupins de montes ou de montículos, são aqueles que constroem seus ninhos na superfície do solo. Os montes ou cupinzeiros apresentam-se em formas arredondas ou afuniladas que de longe parecem pedras. Eles dificultam a formação de pasto e danificam mourões e estacas de madeiras das cercas.

www.gazetaderondonia.com.br

Outras espécies de cupins fazem ninho nas cidades. Atacam plantas em ruas e praças, derrubam tetos de madeira, danificam livros, revistas, couro, tijolos, cabos elétricos e telefônicos, móveis de casas, inclusive camas.

Você pode chamar o inseto de cupim, térmita, térmite, itapecuim, baga-baga, salalé e muchém. Quanto ao seu ninho, pode ser entendido como cupinzeiro, cupineiro, itacuru, itacurubá, itapecuim, tacuri, tacuru, tapecuim, termiteiro, tucuri, baga-baga e salalé.

mipibuatenta.blogspot.com

A pior espécie, entretanto, de cupim, é aquela que aprendeu a falar, pedir voto e vestir gravata. Logo cedo já sabe roer as verbas públicas causando enormes prejuízos à saúde, à educação, aos transportes e ao bem estar do país. Os insetos dessa espécie, também são chamados de corruptos, safados, cachorros, ladrões e outras denominações impublicáveis. O antídoto é cadeia, prisão perpétua, guilhotina e “el paredon”.

kingdomcomics.wordpress.com

Enquanto a população for devota da santa Esperança, a proliferação desse tipo de inseto tende a aumentar, formar arrastões e arrasar os biomas. A imprensa livre aguarda a manchete: BRASILEIRO, LAVOURA DE CUPIM.

http://clerisvaldobchagas.blogspot.com.br/2014/05/normal-0-21-false-false-false-pt-br-x_6.html

Ilustrado por José Mendes Pereira
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

http://blogdodrlima.blogspot.co,

Nenhum comentário:

Postar um comentário