sábado, 3 de maio de 2014

Lampião faz invasões


No dia 17 de Outubro de 1930 o rei Lampião invade a cidade de Simão Dias, no Estado de Sergipe. Invadiu casas, saqueou o comércio local e humilhou alguns moradores, levando a morte à esposa do latifundiário Martinho Ferreira Matos que estava de resguardo quando foi violentada pelo próprio.

No dia 24 de Maio de 1931, combate em "Tanque do Touro" entre o bando do capitão Lampião e o tenente Arsênio. Nesse combate, a cangaceira Sérgia Ribeiro da Silva, esposa de Corisco tem um filho que nasce em pleno tiroteio. A criança, de nome Josafá morre dois meses depois.

No dia 28 de Julho de 1931 o Governo da Bahia contrata a Força de Nazaré comandada pelo tenente Manoel de Souza Neto para combater Lampião naquele Estado. Faziam parte daquela força o sargento Davi Jurubeba, Euclides Flor, Manoel Flor, João Gomes de Lira, Pedro Gomes de Lira, Herculano Nogueira, João Cavalcanti, Vicente Grande, Henrique Gregório e Antônio Capistrano, tudo gente do povoado.

No dia 6 de setembro de 1931, combate na Fazenda Aroeiras, em Glória, BA, entre Lampião e a força volante do tenente Manoel Neto com 15 soldados. Neste combate acontece episódio épico em um riacho onde Manoel Neto e o famoso cangaceiro Corisco ficam frente a frente, tendo o cangaceiro fugido em disparada. Não houve baixas nesse combate.

http://www.recantodasletras.com.br/biografias/4752306 
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com

http://blogdodrlima.blogspot.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário