segunda-feira, 22 de agosto de 2011


Qui, 18 de Agosto de 2011 15:13   

Descrição: http://www.roraimaemfoco.com/plugins/content/mavikthumbnails/thumbnails/200x137-images-praiadoprea1.jpgA Praia do Preá, situada no Litoral Oeste do Ceará, município de Cruz, chama a atenção dos visitantes pela tranquilidade vivida pelos seus moradores nativos, pois parece que o tempo por aqui ainda anda a passos de tartaruga aposentada em repouso de feriado prolongado. A brisa salitrada que vem do mar, sussurrando nos leques das palhas dos coqueiros, em harmonia com o canto dos pássaros, um toca e outro canta numa lei da criação e quem assiste a este drama, não interessa outro programa, pois vida boa é no Preá. Praia de águas azuis, pois a poluição ainda não chegou por aqui. É maravilhoso ver a areia beijando o mar e as ondas abraçando a areia num famoso vai e vem. É por tudo isto que gente de todos os cantos do mundo escolhe este lugar para repousar e morar. O verde intenso das florestas, o branco reluzente das dunas e o azul das límpidas águas das lagoas formam um colorido especial e muito peculiar deste paraíso encantador. Terra de mulheres bonitas. Quem viajou pelo mundo e não conheceu a Praia do Preá foi a Roma e não viu o Papa, na França não viu a Torre Eiffel e desconhece as Sete Maravilhas do Mundo. Mas, se você esteve em Preá e não bebeu água de coco, não comeu frutos do mar, não se embalou em uma rede de tucum, não se banhou nas águas da Lagoa de Jijoca e nem assistiu ao por do Sol do alto de uma duna, debruçado sobre a areia branca, com o vento assanhando a cabeleira, não diga que esteve na Praia do Preá, pois não conheceu suas belezas com as quais Deus nos presenteou.
Descrição: http://www.roraimaemfoco.com/plugins/content/mavikthumbnails/thumbnails/160x109-images-praiadoprea2.jpg1º) Água de coco – a Praia do Preá é coberta por coqueirais que verdejam o litoral e os seus frutos nos fornecem água de excelente qualidade, seja gelada ou consumida ao natural. Rica em nutrientes e muito saborosa, não há quem resista à tentação deste fruto orgânico que pode ser encontrado nas barracas da praia a preços irrisórios.
2º) Brisa – Ao pleno zênite, o sol é quente e abrasador, mas ao cair da tarde, a brisa salitrada que vem do mar torna o clima ameno e agradável. A temperatura baixa e o clima saudável ficam ideais para as caminhadas à beira mar até a hora do por do sol, quando o horizonte torna-se multicolorido em um espetáculo de rara beleza.
3º) Comercio – Quem mora em Preá já não tem mais obrigação de se deslocar para os centros comerciais mais distante, pois, aqui, já tem quase tudo que se precisa para atender as necessidades básicas das pessoas. Farmácia, Postos de Saúde, postos de abastecimento e lavagem de carros, oficinas diversas para carros, motos e bicicletas e serviços de pintura, mercantis, lojas e depósitos de materiais para construções, caixas eletrônicos para saques e pagamentos, lanhouse Onda.com, padarias, lojas de calçados e eletrodomésticos, autopeças, lanchonetes, bares e restaurantes, pousadas de alto luxo e populares e salões de beleza. As correspondências são entregues pelos Correios na comunidade. Não há clubes para realização de festas.
4º) Escolas – O sistema de educação atende a todos os níveis: creches, ensino fundamental e médio, curso superior e PET. Salas com centro de computação, aulas de música e esporte. O transporte escolar está presente nos três turnos de ensino.
5º) Frutos do mar – O povoado originou-se de uma colônia de pescadores e, hoje, é o maior aglomerado pesqueiro da região com dezenas de embarcações de pequeno e médio portes. Os pescadores são associados na Colônia de Pesca Z – 22 e fazem capacitações para convivência no mar e preservação do meio ambiente. A grande quantidade de pescado que é capturado e a diversidade garantem o abastecimento dos bares, restaurantes e pousadas que oferecem, aos seus visitantes, produtos frescos como, por exemplo, peixes, camarão e outros crustáceos de várias espécies e sabores.
Descrição: http://www.roraimaemfoco.com/plugins/content/mavikthumbnails/thumbnails/109x160-images-praiadoprea3.jpg6º) Mulheres – Terra de mulheres bonitas, corajosas e trabalhadoras. Acordam cedo para ajudarem aos seus maridos na saída para o mar. Cuidam dos afazeres domésticos e fabricam as redes de pesca. Dormem pouco, pois as famílias são numerosas. O artesanato é muito rico, fruto das mãos habilidosas destas mulheres, que é produzido através de uma associação – PREART. Com o advento do turismo, este setor passou a absorver muita mão de obra feminina em bares, restaurantes e pousadas.
7º) Passeios – Os visitantes que pretendem conhecer a praia e seu entorno podem contar com passeios em carros de tração ou à cavalo.  Também podem fazer caminhadas pela praia, nos horários mais frios do dia, pela manhã ou no final da tarde, subindo e descendo dunas, mas o ICMBio adverte, não danifique o meio ambiente. Ajude a preservar a natureza e não abandone o lixo nas trilhas.
8º) Pessoas – O povo é pacato e acolhedor. A maioria de seus habitantes ainda é de nativos descendentes dos primeiros habitantes que chegaram na década de quarenta vindo de diversas localidades vizinhas. A comunidade cresceu muito nos últimos vinte anos com a chegada de turistas estrangeiros e de outras regiões do Brasil. Dezenas de idiomas são falados na comunidade. A religião praticada é a Católica e Protestante com várias denominações. Não há centros espíritas, mas rezadeiras.
Descrição: http://www.roraimaemfoco.com/plugins/content/mavikthumbnails/thumbnails/160x109-images-praiadoprea4.jpg9º) Praia – A praia é linda! De rara beleza e sem poluição, torna-se ideal para o gostoso banho de mar, que tem seu ponto alto no dia de São José quando milhares de pessoas, vindas de diferentes regiões, participam do banho de mar, regatas de canoas e shows com a presença de centenas de vendedores ambulantes. A praia é ideal para pratica de esportes náuticos como, por exemplo, kitesurf que também oferece treinamentos para iniciantes. Já foi local de grandes competições internacionais. O Rally da Praia do Preá já é uma tradição e este ano realizará sua décima edição.
10º) Transportes – A comunidade está conectada com as principais cidades da região. Diariamente, um ônibus sai, às 5hs: 15m, com destino à Fortaleza, retornando às 22hs. Outro, parte, às 5hs, com destino à cidade de Cruz e Acaraú, retornando às 14hs. Há uma saída constante de transportes alternativos para Jericoacoara e Jijoca com horários para Granja e Camocim.
Descrição: http://www.roraimaemfoco.com/plugins/content/mavikthumbnails/thumbnails/100x68-images-praiadoprea5.jpg(*) Antonio dos Santos de Oliveira Lima é radialista, tem um programa na Rádio 6 de Abril, em Cruz-CE, e escreve uma coluna para o jornal A Folha, de Sobral-CE. Email: limagronomiacruzce@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário