sexta-feira, 26 de agosto de 2011

O Manelão - valentão

Por: José Mendes Pereira


           
Dr Lima. Às vezes precisamos ser mais pacientes, tolerantes, do contrário a coisa pega. Veja o quanto este homem era valente. Seria mesmo? 

O lugarejo todo já tinha sido informado que um  enorme homem, desajeitado  e valentíssimo estava para chegar. E todos os moradores se preparassem, pois o avantajado homem não tinha dó de ninguém. Cada indivíduo tomasse um lugar para se proteger dos absurdos que ele praticava   Matava só com um soco e mais nada, só para ver a queda do infeliz. E todos tentaram se esconder para não serem vítimas do valentão.


Este é Mike Tison,
apenas ilustrei com sua foto para fantasiar a história.
           
O dono de uma pequeninha lanchote precisava se ausentar do seu comércio, e ao sair disse ao seu empregado:            
            
- Eu tenho que resolver algumas coisas na feira, e talvez eu não volte mas hoje.  Se você ouvir falar que  o tal do Manelão está no lugarejo, dê por encerrado o movimento de fregueses. Cuida logo de baixar as portas, e não se demore, faça fiapo em busca de casa.            
            
Mas assim que o dono da lanchonete saiu, infelizmente um homenzarrão chegou pelas laterais da quitanda. E Alguém que já corria pelas avenidas, gritou:
             
- Pelo amor de Deus! Corram que o maldito Manelão já se aproxima por aí!
             
E foi aquela correria. Mulheres perderam filhos no meio do movimento. Um velho sapateiro que cochilava em uma espreguiçadeira de frente à rua,  ao ver o homenzarrão, e ao se levantar, caiu lá em baixo da calçada. Um comerciante ambulante que vendia pães em um balaio, ao correr, perdeu todos, restando-lhe apenas o balaio desajeitado em sua cabeça. Os homens não esperaram por nada, e não quiseram saber nem um pouco do Manelão.
            
No alvoroço, querendo se salvar das enormes mãos do homenzarrão, o empregado enrolou-se a uma cadeira ginga-ginga, e foi ao chão.  E enquanto tentava se levantar do chão, ao levantar a vista, viu o valentão entrando com seus passos longos e desajeitados.  O homenzarrão parecia o king-Kong, barbudo, braços grossos, de voz assustadora,   desmontando-se de um avantajado touro brabo. O animal parecia temer o homenzarrão. Ficou quietinho em seu lugar. Nem precisou ser amarrado.
              
Quando ele entrou, foi logo de encontro ao empregado, e  sapecou um murro no forte balcão, mas mesmo assim o desmomtou de uma só vez,  gritando com um assustador vozeirão:
                
- Me dá uma cachaça aí logo, sua peste!
               
- E lá veio o empregado correndo com a garrafa de cachaça às mãos.
               
O valentão não esperou que o empregado a abrisse. Arrebatou-a das mãos, quebrou o gargalho sobre o resto de balcão que ainda teimava ficar em pé,  e bebeu tudo de uma vez só, não ligando para flepas de vidro.
              
O empregado já havia dito a Deus que iria devolver o seu espírito, pois diante daquele homenzarrão, já sabia qual seria o seu fim.
             
- O senhor quer outra! - perguntou o empregado procurando agradá-lo, já se desmanchando em mijo e outras coisas estranhas.
              
- Não, sua peste! Deus me livre! Num dá tempo não!
             
- Mas por que não dá tempo? - quis saber o empregado, mesmo trêmulo.
              
- Não dá tempo porque o Manelão vem aí!
             
O homenzarrão saiu do bar, cuspiu fortemente, pigarreou, pôs uma enorme marca de fumo na boca, montou-se no seu touro bravo e tome espora,  e se mandou com medo do Manelão que estava para chegar no lugarejo.
              
O homenzarrão só tinha tamanho. Medroso ao extremo.


Minhas simples histórias

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
para o blog do Dr. Lima
http://limagronomiacruzce@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário