sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Tenente João Gomes de Lira e os seus amigos

Um adeus ao combatente de Lampião!


João Gomes de Lira era natural do distrito de Nazaré, mais precisamente na Fazenda Jenipapo, município de Floresta, Pernambuco. Nasceu no dia 3 de julho de 1913 sendo filho de Antônio Gomes Jurubeba e Luciana Maria da Conceição.

Os filhos de Nazaré formaram uma verdadeira tropa de elite contra Lampião e seus cabras, sendo conhecidos como “Nazarenos”. João Gomes de Lira foi membro deste grupo na década de 1930, mais precisamente em 16 de julho de 1931, quando entrou com 18 anos na carreira militar e travou vários combates contra cangaceiros, principalmente na Bahia. Seu comandante era o parente e compadre Manoel Neto.

Segundo o amigo Kiko Monteiro, em uma visita feita ao velho combatente, ele falava com detalhes da chegada a Nazaré de Lampião e seus irmãos Antônio e Livino, de como eles se distribuíram estrategicamente na vila, resultando no começo da questão entre Lampião e o povo de Nazaré, isso em 1917.

Já nosso amigo José Mendes informa que o tenente João Gomes de Lira foi também ex-vereador na cidade de Carnaíba e delegado em Afogados da Ingazeira, Flores entre outras cidades da Região do Pajeú. Onde prestou relevantes serviços ao Estado de Pernambuco. Neste trabalho em prol da comunidade, desmembrou a Câmara de Vereadores de Carnaíba, tornando a edilidade independente. Equipou-a com os meios necessários para seu funcionamento e moralizou as reuniões, proibindo a entrada de qualquer cidadão armado, inclusive os vereadores, que tinham este triste costume.

Do blog: "Tok de História"


Tenente João Gomes de Lira e Manoel Severo


Tenente João Gomes de Lira e Juliana Ischiara


João de Sousa Lima e o Tenente João Gomes de Lira 


Rostand Medeiros, Tenente João Gomes de Lira e...


A Professora Aninha e João Gomes de Lira


João Gomes de Lira e Aroldo Leão


José Cícero e o Tenente João Gomes de Lira


Tenente João Gomes de Lira  e a turma do Cariri Cangaço


Tenente João Gomes de Lira e sua prima Inês Jurubeba 


João Gomes de Lira e Cauê Rodrigues

Paulinho, Kydelmir,  João Gomes, Aderbal Nogueira e Robervan

Os demais escritores, pesquisadores do cangaço, e eram amigos do tenente João Gomes de Lira que ficaram omissos, desculpem-me, pois não os encontrei em fotografias com ele.


Extraído do "Blog do Mendes & Mendes"

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário