domingo, 28 de maio de 2017

LAVRAS DA MANGABEIRA, FELIZ 201 ANOS !

Por Cristina Couto

Em homenagem ao Município de Lavras da Mangabeira, a Academia Lavrense de Letras, representação máxima da intelectualidade lavrense enviou uma mensagem para os festejos dos seus 201 anos. A Academia Lavrense de Letras em nome da sua presidente Cristina Couto, parabeniza o Município de Lavras da Mangabeira pelos seus 201 anos de emancipação política. Data relevante para o Ceará que teve naquela pequenina Vila, vultos tão importantes que perduram até os dias atuais. Foram homens e mulheres com grande capacidade intelectual que levaram o nome de Lavras da Mangabeira para cenário estadual, nacional e internacional.
20 de maio de 1816, quando o povoamento de São Vicente Ferrer das Lavras desmembrou-se da Vila do Icó, através da Carta Régia e o Alvará de Funcionamento, assinada, pelo então, Príncipe Regente Dom João VI, com um vasto território que compreendia os povoamentos de São Caetano, hoje, Várzea Alegre, Umary e A Venda, atual, Aurora possuía uma vida econômica, social e cultural latente, atraindo para si a fama de Município próspero até o seu centenário, em 20 de maio de 1916, Lavras era o Município mais afortunado do Cariri. Muitos migraram para estas terras em busca de uma vida melhor. Naquele começo de século tudo acontecia nas terras de São Vicente das Lavras. Começando com a construção da estrada de ferro que ligava o Cariri a capital cearense. Durante anos na estação de Lavras desembarcavam passageiros e cargas, e depois, seguiam em lombos de animais para seus destinos. O Município crescia em tamanho, grandeza e intelectualidade. 

Cristina Couto ao centro

A festa do seu Bicentenário quis o destino que fosse eu, a frente da Secretaria de Cultura a comemorar tão expressiva data. Muitas foram às medalhas concedidas a cidadãos lavrenses que se destacaram na vida cultura, intelectual e comunitária em Lavras e Brasil afora. Contamos com a presença do nosso historiador Dimas Macedo que com muita maestria discorreu toda a história do nosso Município, o nosso ator e dramaturgo Aury Porto nos presenteou com belas poesias, recebemos a visita do presidente do Instituto Histórico do Ceará Dr. Ednilo Soares, do ex diretor presidente da Escola Nacional da Magistratura, membro catedrático - cadeira n°05 da Academia Internacional de Jurisprudência e Direito Comparado, professor da Universidade Presidente Antônio Carlos e juiz de direito do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, Dr. Marcelo Cavalcante Piragibe Magalhães que descobriu suas origens em Lavras, e a Câmara Municipal reconhecendo suas raízes o concedeu o Título de Cidadão Lavrense. 

E para encerrar nossas comemorações a Secretaria de Cultura, A Academia Lavrense de Letras e a Mundana Companhia de Teatro presenteou o Município com a Peça O Duelo, uma novela Russa adaptada para a arte cênica. Mais uma vez nosso ator lavrense Aury Porto nos honrou com uma apresentação teatral a nível internacional. E sempre, a Academia Lavrense de Letras foi uma parceira importante nos nossos eventos. Contamos com o empenho dos nossos funcionários e com a presença massiva da população. Foi uma grande festa como será a de hoje.


Em um texto que escrevi para o livro "Documentos da Câmara Municipal de Lavras", de autoria da pesquisadora, escritora e historiadora, Rejane Monteiro Augusto Gonçalves, por ocasião do Bicentenário do Município, disse que Lavras foi uma grande civilização, e como toda grande civilização teve seu apogeu, declínio e fim. Resta a nós lavrenses mudarmos o rumo da nossa história para que mais tarde nossos filhos e nossos netos possam relatar momentos de glórias como os que relatei anteriormente. Hoje, nos orgulhamos de um passado distante. E as futuras gerações se orgulharão de que? Fica a reflexão.

Parabenizo o Município de Lavras da Mangabeira pelos 201 de emancipação política, e a Secretaria de Cultura pela sensibilidade e compreensão da data que durante anos foi motivo de polêmica. 
Um forte abraço a LAVRAS E AOS CONTERRÂNEOS.

20 de maio de 2017.
Cristina Couto.

Presidente

http://cariricangaco.blogspot.com.br/2017/05/lavras-da-mangabeira-feliz-201-anos.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://blogdodrlima.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário