quinta-feira, 11 de maio de 2017

A ÚLTIMA VIAGEM DO EX-VOLANTE NECO DE PAUTÍLIA.


Em 2009, quando era acadêmico do curso de História pela à URCA - Universidade Regional do Cariri. Em uma pesquisa de campo para resgata a memória do cangaço, voltei a minha terra natal Floresta-PE e comecei a fazer várias gravações com familiares e Ex-Volantes e em uma dessas entrevistas tive um prazer de entrevistar e conversa muitas vezes Manoel Cavalcanti de Souza seu Neco de Pautília, ex-volante da Polícia Militar.

No dia 26 de Julho de 2009, recebei um recado de seu Neco, e prontamente foi ao seu encontro ,chegando em sua residência, ele me convidou para entra e foi logo direto ao assunto. 

Meu filho tenho um convite pra você! Vamos amanhã para a fazenda Passagem das Pedras, local aonde nasceu Virgulino Ferreira da Silva vulgo Lampião.

Aceitei o convite!

No outro dia 27 de julho de 2009, neste dia fazia 71 anos de aniversário morte do Rei do Cangaço Lampião, viajamos logo cedo o ex-Volante faria sua última viagem, ele lembrava da difícil vida no tempo das perseguições ao banditismo rural, mesmo com quase 100 anos seu Neco vibrava de tanta alegria ao saber que estava realizando seu último perdido. Seu Neco de Pautilia fez parte da temível Volante Nazarena, com inúmeros combates nas caatingas, deixando um verdadeiro rastro de sangue e lágrimas nos dois lados Volantes e Cangaceiros .

Os nazarenos foram os maiores perseguidores do rei do cangaço lampião travando uma verdadeira guerra particular no sertão nordestino, e ele estava lá no meios desses homem valentes que fizeram o solo sagrado Florestano tanto der orgulho dos seus filhos.

Quando voltamos das comemorações ao rei do cangaço Lampião , seu Neco me chamou e falou venha amanhã bem cedinho em casa pois irei conta tudo que vivi na Volante. 

Eu gravei mais de 6 horas com seu Neco de Pautília.

Fonte: facebook
Página: Giovane Gomes
Grupo: Ofício das Espingardas
Link: https://www.facebook.com/groups/545584095605711/?multi_permalinks=827979934032791&notif_t=like&notif_id=1494527547104594

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://josemendespereirapotiguar.blogspot.com
http://blogdodrlima.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário