sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

REALIZADA A 43ª REUNIÃO ORDINÁRA DO CBH-ACARAÚ EM SOBRAL/CE





Cruz. Nesta quinta-feira, 15/12/2016, aconteceu, no Auditório da Gerencia Regional de Sobral – COGERH, localizado na Av. José Eudes Ferreira Gomes, S/N, Parque de Exposição José Passos Dias, Bairro Colina Boa Vista, em Sobral/CE, a 43ª Reunião Ordinária do CBH-Acaraú para tratar dos seguintes assuntos de interesse do Comitê e da sociedade em geral: Informes sobre o Fórum Cearense; Oficina DRP; Reunião Pública PforR; Plano Territorial; Apresentação do Programa Procomitê; Plano de Segurança Hídrica; Projeto de Revitalização das Nascentes do Rio Acaraú e Elaboração do Calendário de Reuniões do Comitê de Bacia para 2017.
O Presidente do CBH-Acaraú João Marcelo de Andrade Alves fez a abertura da reunião saudando aos presentes e fez o repasse de informações gerais relativas assuntos de interesse do Comitê.
A Orientadora da Célula de Articulação de Usuários – CART - Marcia Soares Caldas da Secretaria dos Recursos Hídricos - SRH - apresentou o Programa Nacional de Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas – PROCOMITÊS, desenvolvido pela Agência Nacional de Águas - ANA - com o objetivo de promover ações de capacitação, proporcionar condições de melhoria operacional dos comitês de bacias hidrográficas e enfatizar a redução das assimetrias de conhecimento, promover ações de comunicação, contribuir para a implementação dos instrumentos de gestão dos recursos hídricos e motivar a organização entre os diferentes setores e segmentos.
 
Para aderir ao Programa os CBHs devem apresentar manifestação de interesse e adesão ao Regulamento e seguir os passos para implementação do Programa. O valor do contrato é de R$ 500.000,00, por estado, destinados a todos os Comitês de Bacia do Ceará pela Agência Nacional de Águas – ANA, por um período de cinco anos, cabendo a cada Comitê, que fizer adesão ao projeto, receber um aporte de R$ 41.666.66. Marcia informou que o Governo do Ceará está dialogando com uma Empresa de Israel para Implantação de uma indústria de dessalinização da água do Mar para abastecer Fortaleza, cujas negociações estão em fase bem adianta com instalação prevista para 2017, com capacidade para produzir 1m3/seg. de água potável. Fortaleza passará a ter racionamento de água a partir de fevereiro de 2017 devido a grave crise hídrica que castiga o Ceará nestes cinco anos de baixa pluviosidade registrada em todo o Estado.
Patrícia da COGER - da Regional de Sobral – apresentou a situação atual dos recursos hídricos do estado com foco para a Bacia Hidrográfica do Acaraú.
Samuel da Secretaria do Desenvolvimento Agrário fez uma exposição sobre o Programa Água para Todos no Estado do Ceará. Destacou o Êxodo Rural que tem causado um crescimento extraordinário da população de Fortaleza por conta das famílias que saem do interior a procura de água.
O Professor Benedito da Fundação CIS falou sobre o Diagnóstico Rural Participativo feito com os índios da Serra das Matas, nascente do Rio Acaraú.
O representante da Gerencia de Estudos da COGERH – Fortaleza falou sobre o Plano de Segurança Hídrica das Bacias Estratégicas do Acaraú, Salgado e Metropolitana.
O Secretário de Varjora Senhor Gomes fez considerações importantes sobre gestão de recursos hídricos, perfuração de poços, construção de açudes, racionamento de água e a abertura de um canal para captar água do Rio dos Macacos.


Erivam mostrou sua preocupação com a contaminação das águas pelos agrotóxicos.
O Senhor Raimundo destacou a sua luta em defesa das questões hídricas e solicitou aos integrantes do Comitê para defenderem a sua luta pela água para superar o sofrimento do nosso povo e animais e possibilitar a produção de alimentos para que as famílias pudessem permanecer na sua terra e produzindo dignamente.


O calendário de reuniões do Comitê para 2017 ficou assim definido:
Monsenhor Tabosa: 14 de março; Sobral: 07 de junho; Varjota: 20 de setembro e Baixo Acaraú ( DIBAU) 14 de dezembro.
Dia 15 de dezembro, às 12 horas, haverá a inauguração da nova sede da Gerência da COGRH-Sobral no Parque de exposição. 

Toda a reunião foi articulada pela nossa Kamylle Prado Mestra em Gestão de Recursos Hídricos da COGER-Sobral.


Dr. Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário