sábado, 7 de dezembro de 2013

DISTRITO DE CAIÇARA, MUNICÍPIO DE CRUZ - CE FAZ LIMPEZA DA LAGOA DE JIJOCA


clip_image002
Cruz. O Dia Nacional de Limpeza de Praias, Rios, Lagos e Lagoas reuniu diversas autoridades ambientais para realização de um dia de Limpeza em prol da Lagoa de Jijoca, um Cartão Postal, símbolo da beleza natural, “que Deus abençoou com sua mão divina” e doou para o povo do Ceará, em particular, a população do Distrito de Caiçara, Município de Cruz, que tão bem descreveu o romancista cearense José de Alencar em seu livro Iracema.
clip_image004
Para limpeza da lagoa entraram em ação alunos, professores e professoras da Escola Municipal João Paulo Magalhães: Jeane, Fransquinha, Natália, Gilson, Lucinha, Geovane, Camila e Edina. A Policia Ambiental – CPMA – representada pelo Cabo F. Alves e o Soldado Silva The também participou do evento contribuindo com muito desempenho determinação.
clip_image006
clip_image008
O Secretário do Meio Ambiente do Município de Cruz Ricardo Leite, mentor de evento, e o Presidente da Federação das Associações Comunitárias do Município de Cruz – FAC, Engenheiro Agrônomo Antônio dos Santos de Oliveira Lima também deram sua contribuição na limpeza da lagoa.
O Gestor da APA da Lagoa de Jijoca Orientador de Célula, Inácio José Crisóstomo Prata também participou do evento com sua equipe constituída por Luzilene Sabóia, Milton Alves, Vânisse Borges e José Maria Mont’alverne.
Cedo, todos estavam a postos. A programação iniciou com uma palestra sobre Meio Ambiente proferida pelo Secretário do Meio Ambiente Ricardo Leite e com a entrega de blusas e bonés, pela Equipe da APA, a todos os participantes da limpeza. Em seguida, todos se dirigiram para a lagoa munidos de sacolas plásticas para recolhimento do lixo e usando luvas de proteção.
clip_image010
Muito lixo foi recolhido, dando um novo visual à Lagoa de Jijoca, no trecho próximo à Vila de Caiçara. Após o encerramento das atividades, a equipe Gestora da APA da Lagoa de Jijoga falou aos participantes sobre a importância de preservar os mananciais e o Meio Ambiente, como forma de garantir o futuro da humanidade que também é parte integrante da Natureza.
clip_image012
No encerramento, foi oferecido um lanche e distribuído mudas de Araticum (Annona Coriacea) para as crianças da escola.
clip_image014
O araticum é uma planta típica do Cerrado. Chega a alcançar 8 metros de altura. De crescimento lento, começa a produzir aos dois metros.
Seu fruto é muito conhecido e apreciado. Dependendo da região pode ser conhecido por pinha, ata, marolo, condessa, bruto, cabeça-de-negro, entre outros nomes. Sua polpa é branca e viscosa quando está madura. As sementes são pretas e lisas, presas à polpa, podendo ser consumida ao natural.
clip_image016
Foi um ato simbólico, mas, espera-se, que se transforme em realidade e passe a fazer parte do dia a dia das pessoas incorporando o hábito de preservar o Meio Ambiente para que se torne mais saudável para as pessoas que vivem no entorno da Lagoa e não joguem lixo nem degradem os elementos da natureza.
clip_image018
Com a participação da juventude em eventos como este, espera-se que haja formação de um novo olhar sobre a natureza, especialmente, sobre a Lagoa de Jijoca que se destaca como o maior símbolo de beleza que a natureza nos presenciou.
A Lagoa de Jijoca vem sofrendo com o assoreamento que já reduziu em mais de 20% de seu espelho de água devido ao desmatamento das matas ciliares para o plantio de cajueiros e construções em seu entorno. Em todo o seu leito, o assoreamento já reduziu em mais de um metro a profundidade da lagoa nos últimos 30 anos.

Dr. Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário