sexta-feira, 15 de junho de 2012

CARE Brasil participa da Conferência RIO+20




A CARE Brasil, que atualmente mantém um projeto na Rota das Emoções, participará da Rio +20. A equipe de coordenação do projeto “Rota das Emoções: Promovendo o Desenvolvimento Sustentável para Comunidades Litorâneas do Ceará, Piauí e Maranhão - estará na conferência acompanhando os eventos e as discussões e trocando experiências com membros de outras ONGs e autoridades.
O objetivo do projeto desenvolvi­do pela CARE Brasil desde janeiro de 2012 é contribuir na redução da vulnerabilidade, no desenvolvimento sustentável e no fortalecimento da gestão pública e social das comunida­des que compõem a Rota das Emoções, que vai dos Lençois Maranhenses, passando pelo Delta do Parnaíba, até Jericoacoara. Envolve 14 cidades, sendo cinco do Maranhão, quatro do Piauí e cinco do Ceará, com 485.442 habitantes em toda a sua extensão.
Entre as estratégias do projeto destacam-se: criar um observatório do desenvolvimento sustentável para subsidiar políticas locais e organizações da sociedade civil com informações sobre questões sociais, ambientais, econômicas e governamentais da região; fortalecer a gestão pública por meio do aumento das capacidades dos técnicos e gestores dos 14 municípios para melhor responderem às questões sociais, ambientais e econômicas da região e as demandas das suas populações; fortalecer a gestão social com líderes comunitários e membros da sociedade civil aptos para discutirem o desenvolvimento regional sustentável e exercer o controle social das políticas de desenvolvimento locais; e revitalizar os recursos ambientais a partir de ações articuladas e integradas entre governos estaduais, prefeituras e sociedade civil.
 
O projeto é financiado pela União Europeia, através do fundo DCI-NSAPVD - Atores Não Estatais e Autoridades Locais no Domínio do Desenvolvimento.
CARE Brasil na Rio+20- A CARE Brasil é uma ONG brasileira, com título de OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), que iniciou suas operações em 2001. A CARE Brasil se concentra no combate à pobreza, abordando as suas causas estruturais por meio de projetos de desenvolvimento urbano e rural. Para este fim, opera atualmente em oito estados, incluindo duas áreas urbanas (Rio de Janeiro e São Paulo) e seis regiões rurais (Acre, na Amazônia; Bahia, Piauí, Maranhão e Ceará, na Região Nordeste e Goiás no Centro-Oeste). ACARE Brasil atua ainda na resposta e redução de risco de desastres, com projetos em andamento na Região Serrana do Rio de Janeiro, Região do Alto Acre, no Acre e Francisco Morato,em São Paulo.
A CARE estará na Rio+20 participando de painéis conduzidos pela OCHA( Escritório para a Coordenação de Ações Humanitárias das Nações Unidas) , no dia 16 de junho e pela Anglo American em 17 de junho. Os seguintes programas da CARE serão divulgados na conferência: Aumentando Resiliências e Fortalecendo Comunidades: RRD na prática no Brasil (Rio de Janeiro), Agentes Pedagógicos Ambientais (Rio de Janeiro, São Paulo e Goiás), Rota das Emoções: promovendo o desenvolvimento sustentável para comunidades litorâneas do Ceará, Piauí e Maranhão e Institucionalização dos Padrões Socioambientais de REDD+ no Sistema Estadual de Incentivos a Serviços Ambientais do Acre (Sisa). Os coordenadores destas ações estarão na Rio+20 acompanhando os eventos e discussões e trocando experiências com membros de outras ONGs e autoridades.
A CARE Brasil faz parte da rede da CARE Internacional que enviará também uma delegação de 6 profissionais à Rio+20. Com atuação em 87 países, a CARE beneficiou mais de 82 milhões de pessoas apenas em 2010, por meio da implementação de 905 projetos em quatro continentes: África, América Latina, Ásia e Leste Europeu. Para mais informações, acesse: www.care.org.br.




Postado por Dr. Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário