terça-feira, 6 de março de 2012

TECNICA DA SDA PARTICIPOU DE ENCONTRO COM CRIADORES DE JIJOCA DE JERICOACOARA/CEE



Geralda Barroso
Jijoca de Jericoacoara-CE. Quarta feira, 29 de fevereiro, a técnica da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará – SDA - Geralda Barroso dos Santos, responsável pelo setor de registro de marcas de ferrar gado no Estado do Ceará, esteve em Jijoca de Jericoacoara para dar inicio ao processo de registro de marcas de ferrar animais deste município, pois até o presente nenhuma marca foi registrada com o nome de Jijoca de Jericoacoara. Os criadores foram orientados para não ferrarem seus animais sem que antes fizessem o registro de suas marcas, pois estavam correndo o risco de usarem uma marca idêntica à outra já registrada e o Decreto Nº 523, de 29 de março de 1939, que regula o registro de marcas de gado, dá o direito de propriedade do animal a quem tiver a marca registrada. A reunião foi coordenada pelo Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais José Nunes de Souza e contou com a presença de vários criadores e também com a participação do Secretário de Agricultura do município Ernando Manoel da Silveira que deu total apoio ao trabalho para registro de marcas de ferrar gado. Na oportunidade, foi apresentada uma sugestão para o clichê da marca do município de Jijoca de Jericoacoara idealizado pelo Engenheiro Agrônomo Antonio dos Santos de Oliveira Lima que contou com a aprovação dos criadores. 
Criadores de Jijoica de Jericoacoara/CE
 A técnica Geralda Barroso informou que a marca poderia ser registrada, pois já tinha feito a pesquisa e comprovou que não havia semelhança com outras marcas já registradas. Mas, para que pudesse ser utilizada pelos criadores ainda dependia de aprovação de um projeto de Lei pela Câmara Municipal e sancionada pelo Prefeito Municipal. O clichê tem forma triangular representativo de uma jangada cujos lados da base e esquerdo representam dois jotas de Jijoca de Jericoacoara. A vela da jangada representa as nadadeiras de um peixe e a Pedra Furada. O lado esquerdo, em forma de S, representa a forma sinuosa da Lagoa de Jijoca, a maior do Ceará, onde se banhava Iracema, a Virgem dos Lábios de Mel, descrita pelo romancista José de Alencar.
Todos os criadores foram esclarecidos sobre as normas de uso das marcas de ferrar animais, tais como o tamanho da marca, o local de ferrar o animal, e que também serve de identificação de outros produtos e objetos da propriedade, como, por exemplo, caixas, queijos, Ovelhas, cabras, jumentos, etc.
 Presidente do STTR José Nunes
 Após o encontro com os criadores, Geralda Barroso seguiu para a Secretaria de Agricultura para treinar uma pessoa para ficar responsável pelo atendimento aos criadores e fazer o encaminhamento da documentação para a Secretária do Desenvolvimento Agrário – SDA – em Fortaleza. Na ocasião, foi lançada a ideia de se fazer um arquivo com todas as marcas de ferrar animais que estavam sendo usadas no município de Jijoca de Jericoacoara.
“A propriedade sobre o gado bovino, equino, asinino e muar é comprovada, no território do Estado do Ceará, por meio de marca a fogo”, sendo obrigatório o registro de todas as marcas existentes no Ceará.
Dr. Lima
Jornalista Amigo da criança

Nenhum comentário:

Postar um comentário