sexta-feira, 23 de março de 2012

MORRE O HUMORISTA CEARENSE CHYCO ANYSIO AOS 80 ANOS



Chico Anysio morreu nesta sexta-feira, 23 de março, aos 80 anos, depois de sofrer uma parada cardíaca. Ele estava internado no Hospital Samaritano, na Zona Sul do Rio, havia três meses e apresentava um quadro de infecção pulmonar. Na quarta-feira (21), o humorista sofreu uma piora e voltou a respirar com a ajuda de aparelhos. Na quinta-feira (22), à tarde, ele foi submetido a um processo de drenagem torácica, para remoção de um hematoma pleural.                                    
O velório de Chico será realizado neste sábado, no Theatro Municipal do Rio, das 9h às 12h, para família e amigos, e após esse horário será aberto ao público em geral. O corpo do humorista será cremado no domingo, no Cemitério do Caju, em uma cerimônia reservada à família.
Humorista Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho (1931/2012)

Chico já apresentava diversos problemas de saúde. Em agosto de 2010, depois de retirar parte do intestino grosso, ele foi diagnosticado com pneumonia, mesmo motivo que o levou ao hospital no ano anterior. Posteriormente, o comediante foi submetido a uma angioplastia, procedimento realizado para desobstruir artérias. Durante o pós-operatório, ele teve problemas cardiorrespiratórios, que resultaram em uma internação de três meses.
Nos meses de novembro e dezembro de 2011, Chico Anysio foi hospitalizado outras duas vezes. As causas foram fortes dores na coluna e uma infecção urinária. A segunda internação ocorreu menos de um mês depois da alta anterior.

Vida

Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho nasceu em Maranguape no dia 12 de abril de 1931 e mudou-se para o Rio de Janeiro com sua família com 8 anos de idade. O humorista começou sua carreira no rádio, mas foi na televisão que se consagrou e se tornou um dos maiores nomes do humor brasileiro. Chico Anysio deu vida a 209 personagens, que se tornaram imortais na memória do telespectador. O comediante se casou seis vezes. Atualmente era casado com a empresária Malga Di Paula. Ele deixou 8 filhos, Lug de Paula (do casamento com a atriz Nanci Wanderley); Nizo Neto e Ricardo (ambos da relação com Rose Rondelli); André Lucas (adotado); Cícero (da união com Regina Chaves); Bruno Mazzeo (do casamento com a atriz Alcione Mazzeo); Rodrigo e Vitória (da relação com a ex-ministra Zélia Cardoso de Mello), e 11 netos.

Carreira

Para uns ele era o Professor Raimundo, para outros, Alberto Roberto ou até mesmo Bento Carneiro, o vampiro brasileiro. Através de seus diversos personagens, Chico Anysio sempre mostrou versatilidade durante sua brilhante trajetória e se tornou um gigante do humor brasileiro. Mas sua carreira foi muito além da interpretação. Um dos maiores criadores de personagens do gênero, o cearense também escrevia seus próprios textos e foi diretor. Além disso, aventurou-se com sucesso pelo jornalismo esportivo, música, dublagem, literatura, pintura e poesia. 
Chico Anysio começou no rádio. Em seu primeiro teste para locutor, o iniciante se saiu muito bem, mas perdeu o lugar para outros novatos, Sílvio Santos e Fernanda Montenegro. Trabalhou na Rádio Guanabara, acumulando funções como as de radioator e comentarista de futebol, entre outras. Na década de 1950, passou também pelas rádios Mayrink Veiga, que lançou Carmen Miranda, Clube de Pernambuco e Clube do Brasil.

Em 1957, estreou na televisão com o programa “Noite de Gala”. Em 1959 foi a vez do “Só Tem Tantã”, posteriormente chamado de “Chico Total”. Este último foi exibido durante todo o ano de 1981 e retornou à telinha em 1996. Logo depois, o humorista voltou ao ar com “O Belo e As Feras”, em 1999.
Já o sucesso “Escolinha do Professor Raimundo”, que impulsionou a carreira de muitos atores e é lembrado e copiado até os dias de hoje, foi comandado por Anysio e exibido em diversos programas humorísticos por mais de 38 anos. O quadro cômico estreou como programa próprio em agosto de 1990, na Rede Globo, onde permaneceu até 1995. Foi retomado de 1999 a 2001, como parte do programa “Zorra Total”. Em 2001 sua última temporada foi exibida.
"O tempo passa e o Brasil ficando cada vez mais pobre de humor: Já se foram, Coronel Ludgero e Atrope, Costinha, José Vasconcelos, e tantos outros. Quantas pessoas eles fizeram garalhar".

Postado por Dr. Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário