quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

UM ANO APÓS ACIDENTE, HUMORISTA SHAOLIN PERMANECE EM COMA

Georgia Simonelly

Há um ano, a vida do humorista paraibano Francisco Josenilton Veloso, 40 anos, conhecido nacionalmente como Shaolin, mudou. Seu dia-a-dia marcado por apresentações e shows realizados em todo o Brasil foi trocado por uma rotina de tratamentos médicos e sessões de fisioterapia desde que ele se envolveu em um acidente automobilístico, ocorrido no dia 18 de janeiro de 2010, na BR-230, Alça Sudoeste, em Campina Grande.
Em coma vigil desde o acidente, Shaolin está sendo tratado em casa, no bairro do Catolé, e há sete meses é acompanhado por uma equipe multidisciplinar, formada por neurocirurgião, ortopedista, nutricionista, três fisioterapeutas, dois fonoaudiólogos, além de outros especialistas que o acompanham periodicamente.
O irmão do humorista, Josevaldo Veloso, enfatizou que o quadro clínico de Shaolin está sempre apresentando constantes evoluções. “Ele é um guerreiro por tudo que já superou, desde que recebeu alta só tem mostrado progresso, a reação dele é satisfatória, mas não é a que o povo espera, já que é uma recuperação lenta”, contou.
Segundo o produtor e cunhado, Ricardo Santos, Shaolin está sendo alimentado por uma sonda nasoenteral, que leva o alimento direto ao estômago. “Ele abre os olhos voluntariamente, chega a reconhecer algumas pessoas, pois ele presta atenção e fica mais atento ao ter contato com alguns familiares, acompanhando-os com os olhos”. Ricardo afirma que, segundo os médicos, não há previsão para que ele saia do coma, “ele pode acordar de uma hora para outra ou demorar, não há como dizer isso”. A equipe do JORNAL DA PARAÍBA procurou o neurocirurgião Gustavo Patriota, um dos médicos que acompanham Shaolin, mas ele informou que não está autorizado para revelar detalhes sobre o tratamento.
Durante todos estes meses, a esposa do humorista, Laudicéia Veloso, tem sido um exemplo de dedicação sempre estando ao lado de Shaolin e acompanhando todos os estágios do seu tratamento, inclusive no período que esteve na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital das Clínicas, em São Paulo.
Por telefone, o JORNAL DA PARAÍBA tentou conversar com Laudicéia, mas sem sucesso. Através do microblog Twitter, ela agradeceu o carinho de todos e escreveu a seguinte mensagem: “Amigos, Shaolin se recupera bem, graças a Deus, continuemos pacientes e firmes na fé porque o tempo é de Deus”.
A preocupação central dos familiares é focar todas as energias na plena recuperação do humorista, por isso, eles têm deixado as questões jurídicas sob a responsabilidade do advogado Rodrigo Celino, que está acompanhado o caso. “Não estamos preocupados com este aspecto, preferimos nos envolver 100% no tratamento de Shaolin e demos total liberdade para o advogado fazer o que achar necessário, sequer sei a data da audiência, não sabemos quem foi culpado pelo acidente, dessa forma preferimos não condenar ninguém por antecipação”, disse Ricardo Santos.
Fonte: Jornal da Paraíba
Jornaldaparaiba.com.br

Postado por: Dr. Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário