quarta-feira, 15 de março de 2017

CBH - ACARAÚ REALIZOU A 44ª REUNIÃO ORDINÁRIA EM MONSENHOR TABOSA


Cruz. Terça-feira, 14/03, o Comitê de Bacia Hidrográfica do Acaraú realizou a 44ª Reunião Ordinária no Auditório do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Monsenhor Tabosa-CE – SINDESERP - na cidade de Monsenhor Tabosa, localizada na chapada da Serra das Mata, local das nascentes do Rio Acaraú e de outras Bacias Hidrográficas de Estado do Ceará. Cidade simples, mas de um povo acolhedor e de clima agradável onde habitam os índios das Tribos Tabajaras e Potiguaras. A estrada de acesso é muito sinuosa, estreita e muito íngreme. Devido a isto, segundo relato dos moradores, quase não existe caminhões na cidade por causa da ladeira de acesso que não permite trânsito de carros grandes e pesados. Logo na chegada, estacionamos ao lado de uma escola e fomos cumprimentados por crianças de uma Creche que funciona em frente do Sindicato. Crianças lindas, alegres e professoras muito simpáticas. Agradecemos.

Às 9h50m, o Presidente do Comitê João Marcelo deu início à reunião que contou com a presença de 50 membros do Comitê que são formados por representantes do poder público, sociedade civil e usuários de água. Rosângela Mesquita Martins fez a leitura da Ata da 42º do Comitê que foi aprovada pelos presentes.
 
A Doutora da FUNCEME Meyre Sakamoto fez uma exposição sobre demonstração dos métodos de coletas de dados para as previsões climatológicas focando no El nino e La Nina, Zonas de Convergências Intertropical e Temperaturas da Águas do Oceano Atlântico no Norte e Sul.
 
Doutora Meyre fez um balanço da situação hídrica no estado, a posição atual, o aporte de água nos açudes e apresentou as projeções da FUNCEME para o próximo trimestre. Concluiu-se, com esta apresentação, que o Estado do Ceará apresenta uma evolução no armazenamento de água superior a igual período do ano passado com projeções de boas perspectivas de um maior aporte de água para este ano. Os participantes da reunião fizeram seus questionamentos e também confirmaram uma elevação dos níveis de água nos reservatórios o que nos deixa em uma situação bem mais animadora, haja vista que a situação hídrica não está tão ruim.