terça-feira, 1 de setembro de 2015

CURSO DE AVICULTURA NA COMUNIDADE DE LAGOA DO MATO



Cruz. A Prefeitura Municipal de Cruz, através da Secretária de Agricultura, na pessoa do Secretário Carlos Cesar de Carvalho (Carlão), em parceria com a Associação de Desenvolvimento Comunitário de Lagoa do Mato – ADECLAM, e o SENAR realizaram um Curso de Avicultura Básica destinado a atender uma demanda de 20 pessoas que foram capacitadas para implementarem a criação de galinha caipira visando a complementação da renda das famílias rurais que praticam a Agricultura Familiar.
Supervisor do SENAR Emerson
O curso foi ministrado pelo Instrutor Sérgio Henrique Félix de Lima que, com muita habilidade e responsabilidade técnica e profissional, desenvolveu atividades teóricas e práticas, de 25 a 28 de agosto, com carga horária de 32 horas/aula. Os cursistas tinham direito a almoço e merenda no local do curso. Além das aulas teóricas e práticas, foi construído um pequeno aviário modelo com cama de raspa de madeira, onde foram colocados 25 pintos com comedouro, bebedouro e campânula para aquecimento dos pintinhos.
O encerramento aconteceu sexta-feira e contou com a presença do Secretário de Agricultura Carlos César, o Técnico da EMATERCE Thiago Barreto, o Engenheiro Agrônomo Dr. Lima, o Presidente do Sindicato dos Servidores Municipais Professor Henrique e o supervisor do SENAR Emerson.
O Secretário Carlão ressaltou a importância do curso para complementação de renda das famílias e o Dr. Lima citou o apoio que o Prefeito Adauto vem dando aos Agricultores Familiares do município, algo nunca acontecido, antes, no município de Cruz. O Presidente da Associação ADECLAM Everardo Paiva falou em nome dos cursistas e agradeceu todo o apoio recebido das instituições para que este curso pudesse ter acontecido.
Turma do curso ao lado do aviário
Os cursistas avaliaram o curso como sendo de fundamental importância para a melhoria da renda destas famílias e asseveraram ter aprendido técnicas inovadoras para a criação de aves na comunidade.

                                                        
Sendo a comunidade de Lago do Mato próxima à Rota das Emoções, dispõe de um grande centro consumidor de galinha para abastecer as pousadas e restaurantes das Praias do Preá e de Jericoacoara.
                                      
Dr. Lima



Nenhum comentário:

Postar um comentário