terça-feira, 11 de dezembro de 2012

ESCOLA REALIZA O DIA DE FAZER O BEM

ESCOLA REALIZA O DIA DE FAZER O BEM EM PREÁ- CRUZ/CE

 
Cruz. A Escola Leopoldo Manoel de Medeiros, onde funciona um anexo da Escola Estadual São Francisco da Cruz, realizou neste final de semana um dia de trabalhos voluntários na escola. Alunos, professores, pais e pessoas das comunidades vizinhas foram convidados a participarem deste momento cultural e de prestação de serviços voluntários.
image
Várias instituições se fizeram presentes através de seus representantes, como por exemplo, a Área Pastoral do Distrito de Caiçara que foi representada pelo Padre Marcone, a Federação das Associações Comunitárias do Município de Cruz contou com a colaboração de seu Presidente Antônio dos Santos de Oliveira Lima; a Escola Estadual São Francisco da Cruz teve como representante a professora Nádia Ribeiro; a Escola Leopoldo Manoel de Medeiros foi representada pelos seus professores, alunos, zeladoras e merendeiras. Funcionários da Escola Dionísia Maria Silveira também deram a sua colaboração neste dia.
Artistas, cabeleireiros, manicures e carpinteiros das comunidades vizinhas vinheram dar a sua colaboração neste Dia de Fazer o Bem.
Muitos trabalhos foram realizados: poda e plantio de árvores, pinturas de paredes, coleta de lixo, reforma das instalações elétricas, recuperação de cadeiras, cortes de cabelos e serviços de pedicure e manicure. Os artistas plásticos Fabio Lima e João Filho fizeram pinturas sobre paredes.
Houve apresentação de grupo musical e desfile de moda apresentando as tendências da moda produzidas na comunidade.
Todos os participantes tiveram direito a lanche e almoço no local, pois o trabalho começou cedo e só terminou à noite.
A direção da Escola São Francisco da Cruz foi representada pela Professora Nádia Ribeiro que passou o dia na escola acompanhando os trabalhos dos voluntários. Em seu pronunciamento de encerramento, agradeceu a realização dos trabalhos a todos os que dedicaram um pouco de seu tempo em prol de uma causa justa e nobre que beneficiou a escola.
Todos os trabalhos foram coordenados pelo Professor José Valdenir de Vasconcelos que é o Coordenador do Ensino Médio, anexo da Escola Estadual São Francisco da Cruz, que funciona na Escola Leopoldo Manoel de Medeiros e sede da Associação Comunitária do Preá, que cederam suas instalações para que o Ensino Médio pudesse acontecer em Preá, distante 36 km da sede do município.
Voluntariado é uma atividade realizada de livre e espontânea vontade, fora do ciclo familiar e sem nenhuma exigência de retorno financeiro ou pessoal, mas há benefícios consideráveis para quem desenvolve trabalho voluntário, pois é um valor humano ligado ao sentimento de satisfação que resulta do fato de saber que se fez algo que contribui para o bem-estar da pessoa humana. O voluntario ganha experiência e crescimento pessoal e cidadão, segundo conceitua a ONU. É um trabalho positivo para a comunidade, pois todos saem ganhando.
O trabalho voluntário é um momento em que as pessoas aproveitam para servirem aos que precisam e mostrar os seus talentos e solucionarem problemas do dia a dia. Com o voluntariado também se aprende muito, além de ser uma oportunidade de fazer o bem de forma alegre, divertida e fraternal. É uma forma de promoção humana, de exercer a cidadania e de mostrar que a união é uma alternativa para o fortalecimento das comunidades na busca de solução simples para muitos problemas que, aparentemente, seriam de difícil solução.
Quem participou, orgulha-se de ter sido útil à comunidade e quem não participou envergonha-se de sua omissão na pratica de um ato de cidadania em prol do semelhante e do bem comum.
Dr. Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário