quinta-feira, 28 de março de 2019

AÇUDE DA PRATA PRONTO PARA SANGRAR


 
Cruz. O Açude Aranaú ou Açude da Prata, como é chamado, está com o seu volume máximo de armazenamento de água podendo sangrar a qualquer momento. Situado na divisa entre os municípios de Cruz e Bela Cruz, Litoral Norte do Ceará, o Açude da Prata fica localizado na CE-085, distante 16 Km de Cruz e 17 Km de Jijoca de Jericoacoara. o Açude da Prata teve sua construção iniciada na década de trinta, mas, seu término só aconteceu no final da década de 50. Com águas cristalinas, livre de contaminação e poluição, é o local preferido pelos banhistas que residem nas proximidades do açude. Muitas casas de veraneio foram construídas no entorno do açude. Um lugar aconchegante, calmo, cujo silêncio é quebrado, somente, ao amanhecer do dia, com o gorjeio dos pássaros ou nos períodos de chuvas ou com o
 bombeia do trovão.

É o único lago artificial existente no Município de Cruz, contrastando com uma dezena de lagoas que ponteio pelo município: Lagoa de Jijoca, onde banhava-se Iracema, a Virgem dos Lábios d Mel, narrado por José de Alencar em seu livro indianista Iracema, Lagoa da Formosa, Lagoa dos Monteiro, Lagoa Salgada, Lagoa de Baixo, Lagoa do Mato, Lagoa dos Caboclo, Lagoa do Belém, Lagoa do Jenipapeiro, Lagoa da Cruz, Lagamar e Lagoa de João Francisco.

Fazia dez anos que não se presenciava a sangria deste açude, devido aos sucessivos anos de escassez de chuva e também pela construção de outros açudes em suas cabeceiras. O açude é dotado de uma ilha, na qual existe um centro religioso de igreja evangélica. Balneários e churrascarias completam um senário de rara beleza. 

Dr. Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário