domingo, 1 de outubro de 2017

46ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CBH-ACARAÚ EM SOBRAL/CE/CE




 

Cruz. Aconteceu, nesta quarta-feira, 27, no Auditório do Sistema Integrado de Saneamento Rural – SISAR, a 46ª Reunião Ordinária do Comitê de Bacia Hidrográfica do Vale do Acaraú, que teve como pauta: Informes; Leitura e Aprovação da Ata da 18ª Reunião Extraordinária que aconteceu dia 19 de agosto, no Auditório do SISAR/Sobral; eleição dos novos membros do Setor Usuário, que se encontrava em vacância e eleição da Diretoria do CBH Acaraú; Situação do volume armazenado nos açudes no dia 25 de setembro e encaminhamentos.

Patrícia, da Gerência Regional das Bacias do Acaraú e Coreaú, fez a apresentação do volume dos açudes com a seguinte capacidade: Ararás – 11,93%; Arrebita – 30,50%; Ayres de Sousa – 60,95%; Bonito – 0,00%; Carão – 0,00%; Carmina – 0,02%; Edson Queiroz – 28,57%; Farias de Souza – 2,29%; Forquilha – 15,95%; Jatobá II – 8,70%; Jenipapo – 74.29%; São Vicente – 75,41% Sobral – 41,11% e Taquara – 26,75%.

 
Bartolomeu - COGERH
 O Gerente Regional da COGERH Bartolomeu fez várias intervenções durante a reunião para responder aos questionamentos dos Membros do Comitê de Bacia, principalmente, no tocante à fiscalização do uso da água e barramento no leito do Rio Acaraú e sobre a medição da vazão no trecho perenizado do Rio Acaraú.
 
Candidatos o Setor usuário
O Senhor José Francisco da Prefeitura de Santa Quitéria solicitou reforma na parede do Açude Edson Queiroz que se encontrava deteriorada pelo processo de erosão pluvial. O Senhor Bruno da COGERH orientou para que as pessoas colaborassem com o processo de fiscalização sobre práticas ilegais no uso da água. A Secretária da Secretaria de Recursos Hídricos – SRH Márcia Caldas disse está trabalhando junto com a COGERH na fiscalização, mas, dentro da Lei e orientou para que os usuários fizessem denúncias de qualquer irregularidade que estivesse sendo praticada na Bacia Hidrográfica do Rio Acaraú. A Diretora de Operação da COGERH – Fortaleza Doutora Débora Rios fez uma explanação bastante clara e objetiva sobre os trabalhos desenvolvidos pela COGERH e reafirmou que a COGERH não havia garantido água para o Baixo Acaraú, em resposta aos questionamentos sobre a vazão de água destinada ao Perímetro Irrigado do Baixo Acaraú.                                                                    
Houve a realização de eleições para escolha de dois membros do comitê para assumir duas vagas, sendo uma para os indígenas e outra para o Setor Usuários que se encontrava em vacância.  Os indígenas elegeram Luzia da Associação Indígena Tabajara da Serra das Matas em Monsenhor Tabosa, que concorreu como candidata única. Para os usuários, houve sete concorrentes, tendo sido eleito o Senhor Vitor Chiamulera da Cooperativa Agroorgânica do Vale do Acaraú, com cede em Marco, que obteve 15 votos. Após a apuração dos votos, ambos foram declarados eleitos e empossados.
 
                               
Diretoria do CBH-Acaraú
Em seguida, procedeu-se com a eleição e posse da Diretoria do Comitê de Bacia Hidrográfica do Acaraú, que apresentou chapa única, que foi eleita por unanimidade, composta por representantes das seguintes instituições: Presidente João Marcelo de Andrade Alves – Instituição Casa de Acaraú; Vice-presidente Expedito José de Paula Torres do Instituto de Ecologia Social Carnaúba de Sobral; Secretário Geral Ulisses Costa de Oliveira representante da SEMACE - Regional de Sobral e Segundo Secretário Joanderson de Mesquita Sousa do STTR de Varjota. O Presidente João Marcelo de Andrade Alves foi reconduzido ao cargo de Presidente para mais um período de dois anos.
A Federação das Associações Comunitárias do Município de Cruz – FAC, também preencheu a vaga de suplente que estava em vacância com o falecimento do Senhor João Batista. Foi indicado o Senhor José Ronaldo Muniz para substituí-lo, complementando o mandato até 2019.
 
Indígena Tabajara
A próxima reunião do CBH-Acaraú ficou agendada para o dia 31 de outubro próximo no Auditório do SISAR em Sobral.


Dr. Lima
Radialista
 Membro Titular do Comitê de Bacia

Nenhum comentário:

Postar um comentário