segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

TAMARINEIRO, TRIBUTO AO HERÓI CENTENÁRIO




Cruz. Tamarineiro: “Muito mais que centenário, lá da Praça da Matriz”. Já foi mercado da carne em tempos indos e local de amarrar animais em dias de feiras e festas. Se falasse, tinha muitas histórias para contar de bêbados abusados ou de casais enamorados debaixo de sua copa que se abraçavam e se beijavam escondidos dos seus pais, pois é “testemunha e memória de bate-papos infinitos”, mas, “hoje, atrapalha o trânsito na geografia urbana”.
O tamarineiro centenário (Tamarindus indica L.) encontra-se na Praça da Matriz, Centro, cujo nome oficial é Praça Monsenhor Edson Magalhães, que foi Pároco de Cruz e Acaraú durante um longo período.                    
Em 2010, por ocasião do Jubileu de Prata do Município de Cruz, o Tamarineiro Centenário recebeu grande homenagem por fazer parte da história do Município de Cruz, servindo de mercado para venda de carne, amarrar animais, reunir pessoas para bate-papos ou inspirar poetas populares.
Foi tombado pela Lei Municipal Nº 368 de 07 de janeiro de 2010.
                                                                                                
                          
Das suas sementes, muitas outras árvores foram plantadas em várias localidades do município.
A Federação das Associações Comunitárias do Município de Cruz, na pessoa do seu Presidente Engenheiro Agrônomo Antonio dos Santos está colhendo sementes para serem distribuídas entres os agricultores do município com o propósito de propagar uma árvore que fez parte da história do município de Cruz perpetuando a espécie.
Já velha e brocada, a tamarineira, ainda produz muitas vagens e promete viver por muitos anos.
Tamarineira também é o nome de uma empresa e de um Bairro nobre da cidade de Recife capital de Pernambuco. Há várias empresas que usam o nome desta árvore em Português ou em outros idiomas. Os poetas fazem muitas referências a tamarineira em suas composições como por exemplo o forrozeiro potiguar Elino Julião na música Vou pra Tamarineira.
Na medicina popular, é usada como adstringente, antidiarreico, tônico, digestivo, laxante, anti-inflamatório, vermífugo, tosse, febre etc. Suas sementes são comercializadas por algumas empresas ao preço de R$ 80,00 o pacote com 250 sementes.
Quem viaja pelo interior dos Estados do Ceará ou Rio Grande do Norte, ainda encontra muitas tamarineiras centenárias que resistem ao tempo nos pátios das antigas fazendas de gado, como podemos citar as tamarineiras encontradas em Ouro Branco ou Pendencias no Rio Grande do Norte.
Dr. Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário