quinta-feira, 20 de novembro de 2014

PEREIRINHA



Por José Mendes Pereira

Conheci muito o Pereirinha que residia no Bom Jardim em Mossoró; baixo, magro, de cor galega, de andar apressado, e que tinha seus problemas mentais, mas nunca fora agressivo com ninguém, e mesmo sendo retardado, quem o conhecia, jamais tentou humilhá-lo por isso ou por aquilo.

Pereirinha era irmão de dona Aldhema Moura, que residia também naquele bairro, uma das zeladoras da Casa de Menores Mário Negócio, que por muitos anos trabalhou naquela instituição de menores.

Além do problema mental que tinha o Pereirinha, também sofria de epilepsia forte, e quando esta lhe atacava, e ao tornar, isto é, tomava conhecimento do que havia acontecido com ele, dizia que tivera naquele momento um abordo. E como todos já sabiam a sua resposta, sem humilhação alguém lhe perguntava se ele vira o feto. Ele dizia que não tinha interesse de ver filho morto. E assim era o Pereirinha, sem agressões com ninguém, apenas serviam de graças as suas respostas.

http://www.blogdogemaia.com

Pereirinha gostava muito de frequentar o Pavilhão Vitória, no centro da cidade, e lá, todos que permaneciam ali, gostavam de conversar com ele, não no sentido de zombar, apenas rirem das suas conversas trocadas e engraçadas.
 
Quando alguém lhe perguntava:

- Pereirinha, se eu sair daqui de Mossoró a pé, em direção à Areia Branca (cidade adjacente à Mossoró), que horas mais ou menos eu chegarei lá?

Como ele trocava as coisas, geralmente dizia: 

- Se  você sair daqui de Mossoró para Areia Branca às 10:30 da manhã, para às 10:00 horas, irá chegar lá das 4:30 da tarde para às 4:00 horas. 

E assim era o Pereirinha do Bom Jardim que eu o conheci nas décadas de 60, 70..., perambulando pelo centro da cidade e pelas ruas de Mossoró.

Minhas Simples Histórias

http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com

Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" clique no link abaixo:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

http://blogdodrlima.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário