domingo, 12 de outubro de 2014

CONTOU-ME A MINHA AVÓ

Por José Mendes Pereira

Não posso afirmar de certeza se isto aconteceu mesmo, mas também não me arrisco em dizer que foi conversa inventada pela minha avó. Até onde eu sei, é que Herculana Maria da Conceição (mãenanana, minha avó), era uma grande rendeira, mas historiadora e mentirosa nunca ouvi falar. Ela deve ter escutado de alguém.

 
Bando de Lampião

Certo dia, dizia Mãenanana, Lampião e seu bando se encontravam arranchados bem próximos a um rio no Estado de Sergipe. E por ironia do destino, um senhor chamado Lauriano que andava procurando caças para alimentar os seus filhos, saiu no local onde se encontrava o bando. Logo os cangaceiros o rodearam e começaram as suas humilhações contra ele. Cuspiram e surraram o infeliz. 

Lampião que descansava encostado ao tronco de uma frondosa árvore, apenas observava as maldades dos cangaceiros contra o pobre infeliz caçador. E em seguida levantou-se dizendo-lhes:

- É mió ixecutá-lo do qui ficarim  maltratando um home qui ainda nada feiz cronta nóis.

E apoderando-se do seu maldito rifle, que estava ao seu lado, ordenou-lhes que colocassem o marcado para morrer   em posição de execução.

O homem ajoelhou-se  ao pés do poderoso carrasco rogando-lhe:

- Senhor, pelo amor de Deus não me mate! Eu deixei em casa três filhinhos pequenos para criar, e minha esposa é paralítica dentro de uma rede, sem condições de ralar para terminar de criá-los. Sem eu cuidando deles, eles e a sua mãe vão morrer de fome, senhor!

Apesar de sanguinário, Lampião condoeu-se da lastimação do homem dizendo-lhe:

- Eu lhi faço um desafio, cabra! Se ocê tivé sorte na vida, num vai morrê não...

E olhando em direção a um baixio bem próximo ao coito, onde lá repousa  um rio milenar, perguntou-lhe com ignorância:

- Tá vendo aquela catinguêra ali, seu peste?

- Estou sim senhor! Estou! - Respondeu o pobre homem.

- Ocê vai andando até a catinguêra. Conde se impariar cum ela, corra, qui a partir daí é qui eu cumeço a atirá. Num corra antes purque eu atiro e ocê morre logo.

Pela proposta feita ao pobre infeliz, Lampião não tinha intenção de matá-lo, já que não havia motivo nenhum para executá-lo. O seu desejo era que ele escapasse das balas e fosse criar os  filhinhos.

O homem conhecia bem a região. Da catingueira até ao rio, tinha uma ladeira. Mas quando ele se emparelhou à catingueira, em vez de correr, deitou-se e saiu rolando em direção ao rio.

Lampião saiu correndo atraz dele e atirando para cima.

Mas o homem medroso, querendo escapar da morte, caiu dentro d água, submergiu e adeus Lampião!

- Maiz qui sujeitim intiligente, gente!

Disse Lampião aos seus comparsas.

- O safado mi pegô de chei.  - Disse ele sorrindo da astúcia do caçador. 




Minhas Simples Histórias


http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com


Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" clique no link abaixo:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com


http://blogdodrlima.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário