sábado, 17 de agosto de 2013

2ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DOS TERRITÓRIOS SERÁ EM FORTALEZA


A 2ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário será realizada em Fortaleza, nos dias 19, 20 e 21 de agosto.


clip_image002
Dr. Lima Delegado de Cruz e Presidente da FAC

A 2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (2ª CNDRSS) tem o objetivo de construir um Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PNDRSS) a partir de propostas sugeridas de forma participativa em conferências municipais, intermunicipais, territoriais, estaduais e setoriais que iniciou em abril deste ano. A 2ª CNDRSS é uma promoção do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (CONDRAF).
O encontro estadual servirá de preparação para a Segunda Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, evento que irá discutir e gerar um plano nacional de desenvolvimento do meio rural brasileiro em Brasília.
Durante os três dias do encontro da 2ª Conferência Estadual, os delegados de todos os treze territórios do Ceará discutirão em grupos, com base nos sete eixos que pautam os objetivos da política dos territórios do Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Secretaria de Desenvolvimento Territorial. Os grupos serão assim divididos:
Grupo 1 – Atividades Produtivas da Agricultura Familiar;
Grupo 2 – Políticas Sociais (saúde, educação, cultura, esporte, assistência social e segurança pública);
Grupo 3 – Políticas para o Desenvolvimento Rural (abastecimento de água, saneamento básico e tratamento de resíduos);
Grupo 4 – Políticas de Infraestrutura (transporte, energia, habitação e comunicação);
Grupo 5 – Políticas de Gestão Ambiental;
Grupo 6 – Reforma Agrária; e
Grupo 7 – Estratégia Territorial e Gestão e Participação Social.
O Estado do Ceará foi dividido em treze Territórios assim denominados:
1) Território do Centro Sul e Vale do Salgado.
2) Território do Litoral Leste.
3) Território do Vale do Jaguaribe.
4) Território do Sertão Central.
5) Território do Cariri.
6) Território do Maciço do Baturité.
7) Território Metropolitano José de Alencar.
8) Território dos Sertões de Canindé.
9) Território Inhamuns/Crateús
10) Território da Serra da Ibiapaba
11) Território do Litoral Extremo Oeste
12) Território dos Vales do Curu e Aracatiaçu
A expectativa é de que a Segunda Edição da Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário reúna, em Brasília, 1,5 mil participantes, entre agricultores familiares, assentados da reforma agrária, camponeses, extrativistas, pescadores artesanais, povos indígenas, quilombolas, comunidades tradicionais, mulheres, jovens e organizações da sociedade civil.
Também serão debatidas na reunião as ações para o Ano Internacional da Agricultura Familiar (2014) e a criação do Comitê Brasileiro para a implementação das Diretrizes Voluntárias sobre Governança Responsável da Terra, dos Recursos Pesqueiros e Florestais, no contexto da Segurança Alimentas Nacional.
O Município de Cruz terá um representante na Segunda Conferencia do Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. Trata-se do Engenheiro Agrônomo Presidente da Federação das Associações Comunitárias do Município de Cruz Antonio dos Santos de Oliveira Lima que representará as Organizações Não Governamentais do município como Delegado.
Além de Delegado, estrarei exercendo a função de repórter fazendo a cobertura do evento para o Jornal A FOLHA e Rádio FM 6 de Abril, Cruz/CE.

Dr. Lima   

Nenhum comentário:

Postar um comentário