sexta-feira, 23 de agosto de 2013

2ª CONFERENCIA DOS TERRITÓRIOS EM FORTALEZA




Cruz. No período de 19, 20 e 21 foi realizada no Auditório do CEU, em Fortaleza, a 2ª Conferencia Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável Solidário com a presença dos Delegados dos Treze Territórios Rurais do Ceará.
Plenária - Dr. Lima
A abertura contou com a presença de várias autoridades do Estado, dentre elas, Dr. Nelson Martins da SDA, Delegado do MDA no Ceará Dr. Francisco Sombra de Oliveira, Superintendente do Incra Dr. Marcio Dutra, Ademar Lopes, Wilson Gonçalves, Deputado Sergio Aguiar, representante dos quilombolas Izabel Cristina, Comitê das Mulheres Merci Soares de Sousa, Dr. Henrique Paz do AGROPOLO, Antonio José Rodrigues do MST, Luís Carlos Lima da FETRAECE, Dr. José Maria da EMATERCE, Prefeitos e várias outras autoridades e representantes da Sociedade Civil.
Coral Banda de Lata - Quixeramobim -CE
Na abertura, houve a apresentação do Coral Banda de Lata Criança Feliz do Assentamento Recreio do Município de Quixeramobim, que cantou várias músicas de seu repertório e também algumas músicas do Rei do Baião Luiz Gonzaga: Sala de Reboco e Asa Branca. O coral é formado por crianças que encontraram na música um meio de levar a mensagem dos adolescentes rurais para a sociedade e também denunciar as mazelas que afligem as famílias rurais dos assentamentos e o seu relacionamento direto com a terra. O grupo já gravou um CD com 10 músicas de ótima qualidade.
Durante os três dias foram debatidos as questões de ordem política, social, econômica, de gênero, saúde, educação, recursos hídricos e minerais, segurança, PRONAF, alimentação e o problema das minorias. Muitas críticas foram feitas as Instituições Públicas, que muitas vezes são omissas e burocráticas.