sexta-feira, 7 de junho de 2013

CAMOCIM-CE REALIZOU A SEGUNDA CONFERENCIA TERRITORIAL RURAL

Cruz. Quarta feira, 5, aconteceu em Camocim a Segunda Conferencia Territorial do Desenvolvimento Rural Sustentável Solidário.

clip_image002
Plateia votando as propostas
clip_image004
Delegação de Cruz - CE

O evento aconteceu no auditório da E.E.E.P. Monsenhor Expedito da Silveira de Sousa e contou com a presença de oitenta participantes dos municípios de Acaraú, Barroquinha, Bela Cruz, Camocim, Chaval, Cruz, Granja, Jijoca de Jericoacoara, Marco, Martinópole, Morrinhos e Uruoca, área de abrangência do Território Litoral Extremo Oeste do Ceará e é composta de 108 participantes definidos pela Comissão Organizadora Estadual. Os participantes da Conferencia Territorial se distribuem em rês categorias: Delegados, Convidados e Observadores. Estas Conferencias são promovidas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável.
clip_image006
Articuladora da Conferencia
clip_image008
Darci - Articuladora da Conferencia

O objetivo da Conferencia Territorial foi debater as questões estratégicas relacionadas com o desenvolvimento rural sustentável e solidário, além de contribuir para os planos municipais de desenvolvimento rural sustentável. Vários temas foram debatidos como Reforma Agrária, Agricultura Familiar, autonomia das mulheres, quilombolas, Meio Ambiente, Educação e Saúde Rural, Políticas Públicas, Legislação Rural, comunidades indígenas e juventude Rural.
clip_image010
Delegados eleitos para a Conferencia em Fortaleza

Após o credenciamento e o café da manhã, aconteceu a abertura oficial da Conferencia declarada pelo Senhor Josafá e a saudação aos presentes feita pelo Secretário de Agricultura de Camocim Senhor Rodrigues que falou em nome da Prefeita. Os trabalhos foram iniciados com a aprovação do regulamento para a Conferencia que foi apresentado pela Senhora Darci. Ainda contou com a participação da Zootecnista Andrea Lima, natural de Camocim, mas residente em Canindé.
clip_image012
Secretário de Cruz - Carlão e Delegada de Bela Cruz
Os participantes foram divididos em cinco grupos de trabalho para elaboração das oito propostas, por grupo, a serem apresentadas em plenário para seleção de um total de quarenta a serem encaminhadas para a Conferencial Estadual que acontecerá dias 6, 7 e 8 de agosto em Fortaleza.
clip_image014
Jovem Delegado natural de Mossoró - RN
clip_image016


Após a plenária, que aprovou as proposições formuladas pelos grupos de trabalho, foram escolhidos vinte e um delegados para participarem da Conferencia Estadual. O Município de Cruz escolheu um único representante, o Presidente da Federação das Associações Comunitárias do Município de Cruz, Engenheiro Agrônomo Antônio dos Santos de Oliveira Lima representando a Sociedade Civil.
clip_image018
Escola Mons. Expedito da Silveira
clip_image020
Escola Mons. Expedito da Silveira

clip_image022
Infiltração de água no Auditório
Ás 13hs aconteceu o almoço, quando fomos brindados com uma boa chuva que durou cerca de uma hora, mas dada a péssima qualidade da construção da escola, embora seja nova, a água invadiu salas, molhou cadeiras e mesas do refeitório por causa do teto furado e as infiltrações no teto do auditório fez com que parte do forre de aglomerado caísse.
clip_image024
Fragmentos do forro de aglomerado

Funcionários tentavam retirar a água que invadia as salas, pois as galerias pluviais não estavam funcionando e transbordavam nos momentos de maior intensidade da chuva. Do lado externo do prédio, observa-se parte do revestimento caindo. 



Dr. Lima

Delegado do Município de Cruz - CE eleito para a Conferencia em Fortaleza
Representando a Federação das Associações Comunitárias do Município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário