quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

PROGRAMA A COMUNIDADE E O CIDADÃO, 12 ANOS NO AR




clip_image002
Dr. Lima e Lúcio Nascimento
Cruz. Nesta terça feira, 8, às 7horas e 30 minutos, como acontece há mais de doze anos, foi para o ar mais uma edição do Programa a Comunidade e o Cidadão pela ZYL – 383 - Radio FM Comunitária 6 de Abril 98,7 MHz, Cruz – CE. Desta vez, eu, como apresentador, passei a ser o entrevistado pelo também radialista Lucio Nascimento e com o apoio técnico de Ediberto e Camila Marques.

clip_image004
                                Dr. Lima e Lúcio Nascimento
Durante a entrevista, vários assuntos foram abordados como, por exemplo, a minha infância no campo, a vida escolar, a juventude, atividades profissionais e cargos e funções exercidas. O programa durou mais de uma hora, pois além de perguntas e respostas foram executadas algumas musicas que marcaram época. Domingo a Tarde de Nélson Ned, Os Verdes Campos de Minha Terra de Agnaldo Timóteo e Férias na Índia com Nilton Cesar. São musicas que não me saem da memoria.
Apesar de morar no Município de Cruz há mais de trinta anos, muita gente ainda não conhecia particularidades da vida de quem já prestou relevantes serviços ao município e conquistou o titulo de Cidadão Cruzense por iniciativa do Vereador Lindomar Brandão em 2012.
Por falta de apoio, muitos projetos de iniciativa pessoal que tinham como objetivo desenvolver as comunidades e ajudar as pessoas carentes deixaram de ser executados, causando perdas irreparáveis para os cidadãos.
clip_image006
                         Gracinha, Camila, Dr. Lima e Lúcio
Foi um programa que deu a oportunidade de apresentar a minha proposta de trabalho e uma filosofia de vida que tem como principal meta a melhoria da qualidade de vida da população do município de Cruz. Sempre fui norteado e inspirado pelos grandes homens de minha terra como, por exemplo, Câmara Cascudo, Felipe Guerra, Coronel Pompeu, Dorzinho, Tito Jácome, Tomás Salustino, Dix-huit Rosado, Romualdo Galvão e HuriK Graff.
Através do Programa a Comunidade e o Cidadão, tenho procurado resgatar a história dos nossos antepassados e registrar para a posteridade com a realização de entrevistas semanais, quando mais de trezentas pessoas já foram entrevistadas, entre elas, padres, professores, médicos, agricultores, motoristas, radiotécnica, enfermeiros, odontólogos, religiosas, pastores, políticos e até a Miss Rondônia 2009, Lorena Garcia.
No Programa Agronomia em Ação – Caminhando com a Comunidade, que vai ao ar todas as segundas feiras, às 7h e 30 minutos procuro levar informações técnicas ao homem do campo, dicas para a dona de casa e conselhos para a juventude. Este programa foi ao ar pela primeira vez dia dois de agosto de mil novecentos e noventa e nove. Além de informações ao homem do campo, também há intervalos musicais, momento em que se houve o autentico forró nordestino com a presença musical de Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Trio Mossoró, Teixeirinha, Marinês, Elino Julião e tantos outros. Como forma de enriquecimento do conteúdo, contamos com a parceria da EMBRAPA que, em 48 programas anuais, trás informações sobre os avanços tecnológicos que são repassados para o produtor rural. A Catavento Comunicação e Educação Ambiental tem contribuído muito com a nossa luta em defesa dos direitos da infância com a sua programação radiofônica que nos rendeu em 2005, o titulo de Jornalista Amigo da Criança conferido pela ANDI.
clip_image008
        Secretária Gracinha. Radialistas: Ediberto, Camila e Lúcio
Sou muito grato ao homem do campo, não só pelo apoio recebido como ouvinte, mas também por ser ele quem garante alimento farto em nossas mesas como fruto do seu trabalho. É para ele que fazemos este programa com tanta convicção que não medimos esforças para dar a nossa contribuição técnica agronômica.
Ao comemorar mais um ano de programa quero agradecer a todos os companheiros de rádio que tem nos prestigiado com a sua colaboração e grande amizade, especialmente ao Diretor Padre Valdery que nos dar total apoio e incentivos para a realização destes programas.

Dr. Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário