sábado, 7 de abril de 2012

TRÊS PREFEITOS RENUNCIAM SEUS CARGOS NO CEARÁ

Esmerino Oliveira Arruda Coelho




Conforme informações, três prefeitos renunciaram seus cargos nas últimas horas no Estado do Ceará. Na quarta-feira, 04 de abril, tivemos as renúncias dos prefeitos de Granja Esmerino Oliveira Arruda Coelho (PSD) e do prefeito de Ipaporanga, Engenheiro Civil Francisco Nilsom Moreira (PMDB). Já nesta quinta-feira, 05 de abril, tivemos a confirmação da renuncia do prefeito de Caridade, Júnior Tavares (PSD).
Em Granja a carta de renúncia foi entregue à Câmara Municipal na manhã de quarta-feira (4). No documento, Esmerino justifica a sua saída afirmando que está enfrentando vários problemas de saúde, além de lembrar que está prestes a completar 90 anos de idade, no dia 29 de maio dos quais 60 foram dedicados à vida política. Ele disse que vai cuidar dos netos e dos bisnetos, alegando não ter mais saúde para continuar à frente da administração.  O vice-prefeito, Hélio Fontenele (PSDB), já assumiu a chefia do Executivo local o qual deverá ser o candidato da Família Arruda.
Esmerino Arruda ainda agradece ao governador Cid Gomes (PSB) pelo apoio a algumas obras realizadas na cidade de Granja, onde ele já havia exercido outro mandato de prefeito, entre 1989 e 1992. Esmerino Arruda não deu detalhes sobre doenças ou sobre seu futuro, apenas lembrou os 60 anos de vida política, em que também ocupou mandatos de deputado federal, por 12 anos, e suplente de senador, por 16 anos. A esposa de Esmerino, Carmen Arruda, também foi prefeita de Granja.
"Saio neste momento com a consciência do dever cumprido e de ter trabalhado por Granja até onde minha saúde permitiu”. Prova disso é que estou deixando para os granjenses a conquista de 3 grandes obras nesta semana: o abastecimento de água com adutora para o importante distrito de Santa Terezinha, o asfalto para a Sede do município e o recapeamento da longa estrada que interliga Granja aos populosos distritos de Sambaiba, Pitimbu, Taboleiro e Ubatuba, diz a carta endereçada à Câmara Municipal, ao Poder Judiciário e ao Ministério Público.
Esmerino Arruda não deu detalhes sobre doenças ou sobre seu futuro, apenas lembrou os 60 anos de vida política, em que também ocupou mandatos de deputado federal, por 12 anos, e suplente de senador, por 16 anos. Foi prefeito de Granja, entre 1989 e 1992. A esposa de Esmerino, Carmen Arruda, também foi prefeita de Granja.
Em 2009, após acusações de uso indevido dos meios de comunicação, a Justiça decretou a perda do mandato de Esmerino Arruda, mas ele retornou ao cargo após decisão do pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Na ocasião, um de seus principais adversários políticos, Romeu Aldigueri, segundo lugar no pleito, chegou a assumir a vaga de prefeito, deixando o cargo após decisão do Tribunal.
Eis a carta de renúncia:
Exmo. Sr. Presidente da Câmara dos Vereadores do Município de Granja Carta Renúncia Eu, Esmerino Oliveira Arruda Coelho, brasileiro, casado, médico, inscrito no CPF sob o nº 000.227.217-20, residente e domiciliado na Fazenda Oiteiro, Granja/Ce, na condição de Prefeito municipal de Granja, prestes a completar 90 anos de idade e em face da rejeição pelo Poder Legislativo de licença para tratamento de saúde e de insuperáveis obstruções orçamentárias, vem requerer que seja recebida de modo irreversível e irretratável minha renúncia ao mandato de prefeito municipal obtido nas urnas, nas eleições de outubro de 2008, a partir deste 04 de abril de 2012, certo de que prestei grandes serviços neste mandato e em toda minha vida pública a esta cidade.
Ao longo de quase 60 anos de laborosa atividade política, sempre me dediquei ao município de Granja, terra onde nasci, como Deputado Federal do Brasil por 12 anos, como Primeiro Suplente de Senador da Republica por 16 anos, como marido da minha inseparável e grande companheira, Dona Carmen, ex- prefeita e, principalmente, como titular da Prefeitura Municipal nos anos de 1989 a 1992 e agora neste mandato que ora me desligo.
Saio neste momento com a consciência do dever cumprido e de ter trabalhado por Granja ate onde minha saúde permitiu.
Prova disso é que estou deixando para os granjenses a conquista de 3 grandes obras nesta semana: o abastecimento de água com adutora para o importante distrito de Santa Terezinha, o asfalto para a Sede do município e o recapeamento da longa estrada que interliga Granja aos populosos distritos de Sambaiba, Pitimbu, Taboleiro e Ubatuba.
Nesta saída agradeço ao governador Cid Gomes por estas obras e tantas outras que já trouxe para o nosso município com destaque para a construção da histórica estrada asfaltada que corta quase todo o nosso território passando pelo Parazinho, Granja e Santa Terezinha, o que sem duvida nenhuma o torna o governador do Ceara que mais realizações promoveu em nossa terra, Granja.
Agradeço aos funcionários da Prefeitura, aos profissionais da Saúde, da Educação que, inclusive, resgataram a credibilidade do nosso ensino colocando Granja numa sequencia ininterrupta de município “Selo Verde”.
Aos meus colaboradores de todos esses anos, aliados políticos do presente e aqueles que infelizmente já se foram como o meu querido e inesquecível parceiro de administração Jose Vieira Angelim.
Ao meu irmão Emmanuel que faleceu trabalhando pela cidade onde nascemos.
A minha família, meus filhos e principalmente a minha amada e compreensiva mulher, Carmen, que mesmo não tendo nascido aqui, firmou um forte laço com Granja, adquirindo uma enorme paixão e compromisso com esta terra desde o momento do nosso casamento em 1953 aos pés de Nossa Senhora do Livramento na igreja do querido distrito de Parazinho.
E, principalmente, a todo o povo de Granja pela confiança que sempre depositaram em mim em todos esses anos da minha vida pública. A todos vocês o meu mais sincero muito obrigado e minha eterna gratidão. Comunico da presente decisão também o Poder Judiciário e ao Ministério Público Local para os fins de direito. 
Granja, em 04 de abril de 2012.
Ipaporanga - CE
Em Ipaporanga, Francisco Nilsom Moreira, PMDB também renunciou na quarta-feira (4/04), assumindo a prefeitura do município a sua esposa, Keith Catunda, que era vice-prefeita.
O prefeito alegou que a sua renúncia é motivada por conta da falta de tempo para cuidar de suas empresas, que está com diversos serviços em vários estados do Brasil. Sobre a possibilidade da candidatura de sua vice, o mesmo disse que qualquer filiado ao partido pode ser indicado para ser pré-candidato, inclusive sua vice.
Ipaporanga é um município brasileiro do estado do Ceará. Localiza-se na Microrregião do Sertão de Crateús, Mesorregião dos Sertões Cearenses. Sua população estimada em 2010 era de 11.335. Possui uma área de 701,990 km².
Nilson Moreira é acusado de praticar crimes contra a administração
As Câmaras Criminais do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) receberam denúncia do Ministério Público (MP) estadual, de agosto de 2009, contra o prefeito de Ipaporanga, Francisco Nilson Moreira, acusado de praticar crimes contra a administração. A decisão foi proferida nesta quarta-feira (303).
Segundo o MP, no exercício de 2001, o prefeito não teria realizado licitação para a contratação de serviços de frete. Nilson Moreira é acusado ainda de não ter comprovado a destinação de R$ 16.204,01 referentes a obras em calçamentos da cidade, que não chegaram a ser concluídas.
Ao analisar a matéria, as Câmaras Criminais decidiram por receber a acusação, acompanhando o voto do relator do processo, desembargador Paulo Camelo Timbó. “Analisando-se a peça, vemos que a mesma preenche todos os requisitos de admissibilidade. O fato criminoso está minuciosamente descrito de forma a permitir a ampla defesa do acusado. A classificação dos crimes e o rol de testemunhas também estão devidamente consignados na denúncia”, afirmou o relator. Francisco Nilson Moreira deverá ser citado para apresentar defesa junto ao TJCE. (Assessoria do TJCE)
Já em Caridade o prefeito do município, Júnior Tavares (PSD), confirmou nesta quinta-feira, 05 de abril, que renunciava ao cargo para tratar de assuntos pessoais.
Em seu lugar assumiu o presidente da Câmara, vereador Ari Botelho. Na próxima semana está marcada eleição para decidir o novo presidente do Legislativo Municipal de Caridade.
Político profissional renunciar cargo não é tão corriqueiro no Brasil. Algo estranho deverá está acontecendo. A resposta virá depois quando os fatos forem elucidados.

Postado por Dr. Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário