quarta-feira, 14 de março de 2018

FÓRUM CEARENSE DOS COMITÊS DE BACIAS EM FORTALEZA



Articuladores do Fórum
Cruz. Aconteceu, em Fortaleza, dias 08 e 09 de março, Reunião Ordinária do Fórum Cearense dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Ceará – FCCBH, realizado no Hotel Dom Cláudio e contou com as presenças dos representantes das doze Bacias Hidrográficas do Ceará: Bacia da Serra da Ibiapaba, Bacia do Acaraú, Bacia do Alto Jaguaribe, Bacia do Baixo Jaguaribe, Bacia do Banabuiú, Bacia do Coreaú, Bacia do Curú, Bacia do Litoral, Bacia do Médio Jaguaribe, Bacia do Salgado, Bacia dos Sertões de Crateús e Bacia Metropolitana.

Na pauta do Fórum: Palavras da Diretoria do FCCBH, Presidente da COGERH Dr. João Lúcio; Informes sobre a Participação da Delegação do Ceará no 8º Fórum Mundial da Água, em Brasília, de 18 a 23 de março; Palestra sobre o Pacto pelo Ceará Sustentável; Debates e interações com a Plenária dos CBHs do Ceará; Apresentação dos relatos e informes dos representantes dos comitês de Bacias hidrográficas; Escolha de representantes suplentes para o Comitê da Seca e Ceará Sustentável e a realização da entrega da Comenda Antonio Ribeiro Zaranza 2017 ao Professor Alcides da Silva Duarte, 45, natural do Distrito de São Bartolomeu, Município de Cariús, no Ceará, nascido aos 22 de novembro de 1973, casado, residente em Jucás, desde 1974.
 
Prof. Alcides
 Antonia Nilce Pereira de Sousa falou sobre a criação do Comitê Nacional da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba que inclui partes dos territórios do Ceará, Piauí e Maranhão e que a Lei de criação já havia sido assinada, em Brasília, pelos Governos do Ceará, Piauí, Maranhão e Governo Federal, juntamente com os representantes das Sub-bacias do Rio Parnaíba.
 
Antonia Nilce
Ana Claudia e Marcia Caldas da SRH participaram das discursões do Fórum apresentando o Novo Decreto dos Comitês de Bacias Hidrográficas de 22 de dezembro de 2017.
A Federação das Associações do Município de Cruz -  FAC esteve presente na pessoa de seu Presidente Dr. Lima, que é membro do Comitê de Bacia Hidrográfica do Acaraú e foi indicado bela COGERH-Sobral para representar a instituição CBHA/COGERH, juntamente com Marco Rogério e Raimundo Pereira do DIBAU e Francisco Azevedo do Município de Massapê.

Foram dois dias de intensos debates, apresentações de propostas, trocas de informações e eleição suplementar para preencher vacâncias nos Comitê da Seca e Ceará Sustentável.
Os comitês estiveram muito bem representados pelas lideranças de suas respectivas bacias e foi confirmada a presença de uma Delegação do Ceará no 8º Fórum Mundial da Água em Brasília pela Doutora Márcia Caldas da SRH.

Vários encaminhamentos foram feitos pelo Fórum solicitando esclarecimentos ou inclusão na pauta do próximo Fórum dos Comitês Cearense de Bacias Hidrográficas do Ceará.
Foi mais uma realização do Fórum, que muito contribui para a integração com os membros dos comitês de bacias e de outras instituições que lutam em defesa de nossas águas, concluíram os sues participante.

Dr. Lima
Cruz/FAC/CBH-Acaraú

Nenhum comentário:

Postar um comentário