terça-feira, 13 de junho de 2017

CURSO DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS EM JIJOCA DE JERICOACOARA/CE



Cursistas
 Cruz. A segunda fase do Curso de Elaboração de Projetos Sociais para Captação de Recursos foi realizada em Jijoca de Jericoacoara, com duração de três dias de muito estudo e debates calorosos com a participação de uma turma muito animada.



Professores Benedito e José Osma
O curso, que foi oferecido pela UVA/CNPq/NEDET, começou no mês de abril com a primeira fase realizada na FETRAECE Regional de Sobral, com o objetivo de capacitar pessoas envolvidas com a Sociedade Civil Organizada e representantes do poder público que fazem parte dos Territórios do Litoral Norte, Sertão de Sobral, Sertão da Ibiapaba e Vale do Curú que reúnem 52 municípios do Litoral ao Sertão.
O curso foi ministrado pelo Professor Benedito Lourenço sob a coordenação do Professor José Osmar Fonteles. As aulas aconteceram na Câmara Municipal e na Pousada Jincoara, em Jijoca de Jericoacoara, onde os cursistas foram hospedados. Um lugar aconchegante e agradável aos olhos dos visitantes, com direito a WiFi grátis, possibilitando que os cursistas pudessem estar em contato permanente com seus familiares e fazerem suas pesquisas.
Índios Tremembé
 A captação de recursos sempre foi uma meta da Sociedade Civil, mas, a falta de pessoas capacitadas para a elaboração de projetos, tem sido a maior dificuldade enfrentada pelas instituições na hora de participarem dos editais.
A concorrência é grande e a falta de projetos bem elaborados tem sido o principal motivo de eliminação das instituições que apresentam projetos na tentativa de captação de recursos.
Visando atender a esta demanda, colaborar com as instituições e capacitar projetistas, a UVA/CNPq/NEDET deram uma grande contribuição para aproximar as instituições dos apoiadores das Organizações Sociais.
Os Professores José Osmar e Benedito Lourenço não mediram esforços para que este curso preparasse, da melhor forma possível, todos os participantes que avaliaram este curso como sendo de grande valia para quem está à frente das associações.
O conteúdo foi muito rico e agradou aos participantes, pois, muitos, não tinham nenhuma qualificação em elaboração de projetos para captação de recursos, mas, o nível técnico diversificado dos cursistas contribuiu para um melhor aproveitamento, pois, contou com a presença de Engenheiro Agrônomo, Técnico em Agropecuária, Contabilista, Arquiteto, Secretários Municipais e outros profissionais que compartilharam com seus conhecimentos e experiências para enriquecimento de conteúdo específico.
Janaína - Dr. Lima - Jacinta - Bárbara
 O Professor Benedito mostrou ser um grande conhecedor do tema e com muita experiencia e habilidade na elaboração de projetos entusiasmou os alunos e favoreceu o aprendizado.
No encerramento do curso, foi feita uma avaliação, seguida de um almoço de confraternização às margens da Lagoa de Jijoca, o maior lago natural do Ceará, onde, segundo a lenda, banhava-se Iracema, a Virgem dos Lábios de Mel, que morreu de amor por Martins, narrado por José de Alencar em seu livro Iracema.
 A Comissão Organizadora agradece à Prefeitura de Jijoca, à Câmara Municipal e à Pousada Jincoara por todo o apoio que foi dado para a realização deste evento.
Doravante, a missão de cada representante de instituição é manter um estreito relacionamento entre todos os participantes do curso com a finalidade de implementar as políticas públicas através da captação de recursos, sendo que todos devem ficar atentos à publicação de editais e outros meios de formar parcerias com o Terceiro Setor.


Dr. Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário