quarta-feira, 11 de maio de 2016

O COMITÊ DE BACIA HIDROGRÁFICA DO ACARAÚ REALIZOU REUNIÃO EM TAMBORIL




Cruz. O Comitê de Bacia Hidrográfica do Acaraú – CBH-Acaraú, realizou sua 17ª Reunião Extraordinária, na manhã do dia 10/06/2016, na Câmara Municipal de Tamboril com a presença de representantes da Sociedade Civil, Poder Público e convidados.
A reunião começou com o Café da Manhã e terminou com um almoço para os participantes.

 O Presidente do Comitê de Bacia Sr. João Marcelo fez a abertura da reunião saudando a todos os presentes, apresentou a pauta da reunião e determinou a leitura da Ata da reunião anterior. Em seguida falou sobre o 18º Encontro Nacional dos Comitês de Bacia que acontecerá em Salvador nos dias 03 a 08 de julho de 2016. O Comitê de Bacia do Acaraú vai mandar dois representantes: O Presidente do Comitê João Marcelo e Roseangela representante da Câmara Municipal de Tamboral que foram escolhidos pela assembleia.

A Coordenadora do Núcleo Técnico da COGERH – Sobral Patrícia apresentou o Quadro Situacional da Bacia Hidrográfica do Acaraú com foco no Açude Araras e informou que a Bacia do Acaraú acumula 11,5% de sua capacidade total de armazenamento de água.
A COGERH faz o monitoramento em 153 municípios do Estado do Ceará, sendo que, atualmente, 7 sangraram, 36 encontram-se com volume morto (abaixo da saída das comportas) e 21 estão completamente secos.

Bartolomeu da COGERH de Sobral respondeu a vários questionamentos feitos pelos membros do Comitê e esclareceu sobre os métodos e responsáveis pelo sistema de operação e fiscalização das adutoras que abastecem as cidades de Ipu, Crateús e Nova Russas.
A Assessora da Presidência da COGERH e Analista em Gestão dos Recursos Hídricos Ana Araújo Koelfat apresentou o Projeto de Lei sobre a Bacia do Acaraú referente proteção, funcionamento e sustentabilidade dos recursos hídricos da Bacia.
O representante da Carita de Sobral Sr. Juarez Sá fez uma abordagem sobre os perigos que a Mina de Uranio de Itataia, no Município de Santa Quitéria, poderá trazer para as comunidades vizinhas e população do Vale do Acaraú e solicitou que fosse convidadas autoridades para debater o assunto e esclarecer a população sobre o funcionamento da mina e os perigos que poderão acarretar para a população, que está temerosa, pois o uranio é um minério radioativo, embora se reconheça a sua importância para a economia do município com geração de emprego e renda. Outro questionamento se refere a grande quantidade de água que será consumida pela mina, quando estiver em pleno funcionamento, pois trata-se de uma região que enfrenta escassez de recursos hídricos.

 Spot Instrutivo sobre a Bacia Hidrográfica do Acaraú. A COGERH e o Comitê de Bacia estarão lançando um spot para ser veiculado pelas emissoras do Vale do Acaraú com o propósito de sensibilizar as pessoas sobre a importância da preservação do Rio Acaraú e o uso racional e sustentável da água como um bem público e um patrimônio da humanidade. A gravação ficará por conta da voz potiguar do Dr. Lima, radialista da Rádio FM Comunitária de Abril em Cruz que também é Membro do Comitê de Bacia.
Índios Tabajaras. A Serra dos Matos, Município de Monsenhor Tabosa é habitada pelos índios Tabajaras, citados por José de Alencar em seu Livro Iracema, que lutam pela demarcação de suas terras e pela retiradas dos brancos que adentraram em suas terras. Foram convidados para participarem da reunião para darem seus depoimentos sobre a situação por eles vividas e o interesse que eles tem sobre a preservação das nascentes do Rio Acaraú.
Os índios foram bastantes enfáticos ao relatarem a situação em que vivem e demonstram uma clara compreensão sobre a importância de preservação do rio e de suas matas ciliares. Luzia Canuto, líder dos índios Tabajaras, falou em nome da tribo indígena. A Índia Neuza destacou a importância do apoio que vem recebendo do Comitê de Bacia e de várias outras instituições públicas e privadas, mas solicitou celeridade no andamento dos processos e tomadas de decisões e pediu para que fosse realizado um seminário com a presença dos índios e dos moradores da área. Sebastião Messias, o índio sanfoneiro, disse que estava satisfeito com o apoio recebido e que também citou havia outras etnias indígenas na região das nascentes do Rio Acaraú, dentre eles os Índios Potyguaras.

O Comitê de Bacia é um órgão colegiado com poderes de representar e deliberar sobre decisões de interesse dos usuários dos recursos hídricos da Bacia do Acaraú. Realiza reuniões ordinárias e extraordinárias conforme a necessidade e sempre prioriza o encontro em um município diferente para que todos possam participar deste momento tão nobre para o Rio Acaraú. São quarenta instituições da Sociedade Civil e do Poder Público com assento no Comitê.


Dr. Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário