sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Simpósio Nacional do Terceiro Setor - SIN ATS em Fortaleza

O Evento

SINATS 2015

Fortaleza, aquecida pelos raios do sol 365 dias por ano, foi eleita o cenário ideal para esquentar a discussão sobre os principais desafios de administração e gestão das Organizações do Terceiro Setor (OTS) e o debate para a criação de um fórum permanente de parceria entre as OTS, a iniciativa privada e o poder público. Por esta razão esta capital acolhe, à beira de seu mar, nos próximos dias 1, 2 e 3 de outubro, no Hotel Oásis Atlântico, o Simpósio Nacional do Terceiro Setor (SINATS), que, reunindo agentes de Organizações do Terceiro Setor do Brasil inteiro, estudam, aprendem e debatem sob o tema Terceiro Setor em tempo de empoderamento.

Não há como negar que hoje o País como um todo está cada vez mais envolvido no combate à desigualdade social e, infelizmente, ainda em muitos casos, à condição de extrema miséria de parcela considerável da população brasileira. E o Ceará tem marcado presença neste campo de batalha com números bastante significativos. Milhares de cearenses de berço e de coração, têm-se dado as mãos, unindo forças contra o drama da exclusão social. É isto mesmo, milhares! Esta afirmação de procedência inteiramente confiável é do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística. E foi com o objetivo de referendar a realização do SINATS, em Fortaleza, que buscamos os dados do Censo 2010, do IBGE, em relação ao total de Organizações do Terceiro Setor em atividade no Ceará, e, para nossa alegria, descobrimos que são hoje aproximadamente 13.000. Para se ter uma ideia concreta do valor agregado por este número em termos nacionais, no Nordeste atuam 67.000 e, no Brasil, 300.000 OTS. É um quadro irretocável, pintado com as cores fortes de um ambiente fértil de potencialidades e em constante construção, sobre o qual flutuam como pássaros, os atores de inclusão social, cearenses, ansiosos por voos cada vez mais altos e longos. E as trilhas que estas verdadeiras “formações de gansos” desenham nos límpidos céus de nossa terra, caminhos pelos quais atravessará seguro um número cada vez maior de agentes na busca por saberes, que os possibilitarão conquistarem vitórias cada vez mais expressivas em defesa dos direitos humanos, pela liberdade individual e pela garantia dos mínimos sociais. Empoderamento nada mais é do que “O processo de fortalecimento dos sujeitos nos espaços de participação social e democratização política”. E é o que vamos discutir como personagens das Organizações do Terceiro Setor de todos os segmentos sociais, econômicos e políticos, sob o calor do momento que estamos vivendo como organizações e como indivíduos, aquecidos pelo Sol de Fortaleza e impulsionados pelos ventos do Atlântico.

Você não pode ficar de fora deste SINATS. Não importa que esteja engajado nesta luta ou não. Se já for um ator de Organização do Terceiro Setor, chega a ser obrigatória sua participação; se não for, chegou a hora de tomar consciência do que está acontecendo ao seu redor. Porque milhares em movimento constante e crescente, bem aqui, no quintal de sua casa, não deixa de ser significativo, não é mesmo? Afinal de contas, uma multidão uníssona, em direção única como uma onda de água e, com força considerável como uma onda de calor, é para no mínimo ser analisada com carinho. E é exatamente do que trata o SINATS: movimento, força e união. Realizado e produzido pelos coletivos de Organizações do Terceiro Setor – Instituto Polvo, Grupo Flor da Senzala, Instituto IPOM, Instituto Socorro Bernardo e Colosso Lake Lounge Responsabilidade Social – este simpósio reúne personalidades de todo o Brasil envolvidas com a inclusão social, e convida as personalidades que ainda não estão envolvidas com a luta em favor da utopia concreta à justiça plena.


Confira as palestras que estarão acontecendo no SINATS 2015:
 
  • + ATITUDE - Marcio Zepellini
  • Desadios e oportunidades do Terceiro Setor no Brasil - Tobias Coutinho Parente
  • Terceiro Setor e o direito constitucional à imunidade - Guilherme Reis 
  • Ninguém pode mentir sobre o verdadeiro.O Marketing Legítimo - Prof.ª Erotilde Honório
  • Os desafios da sustentabilidade no Brasil - Prof.º Carlos Eufrásio
  • Como o Terceiro Setor pode obter grandes resultados com a Internet - W.Gabriel
  • Elaboração de Projeto e sua captação de recursos - Ricardo Falcão
  • Lei das organizações Sociais-OS - Tarso Cabral Violin
  • Marco Regulatório e suas implicações práticas - Renata Lima
  • Sustentabilidade das organizações sem fins lucrativos - Maiso Dias
  • Captação de recursos:estratégia para sustentabilidade financeira das organizaçõesJoão Paulo Vergueiro
  •  
  • Postado por Dr. Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário