terça-feira, 13 de novembro de 2012

DIA D DA V MARCHA DO VALE DO ACARAÚ - CE


 

Em sua quinta edição, acontecerá no próximo dia 15 (quinta-feira), o dia D da V Marcha da Vale do Acaraú, uma atividade social cívico-religiosa envolvendo os municípios e comunidades religiosas desta Região Norte do Ceará, com a participação de lideranças de Acaraú, Cruz, Bela Cruz, Jijoca de Jericoacoara, Caiçara, Aranaú, Marco, Morrinhos, Santana do Acaraú, Celsolândia e Cauasu.
O evento vem acontecendo, a cada ano, em uma das paróquias pertencentes à Região Episcopal Vale do Acaraú, da Diocese de Sobral. Neste ano de 2012, a sede da movimentação será a Paróquia de São Francisco, município de Cruz, com o Tema: O homem e o rio Acaraú: uma questão de sobrevivência, e o Lema: “Eu vim para que todos tenha vida e a tenham em abundância”. (Jo 10,10) A Comissão Organizadora tem a coordenação geral do padre Robson Cabral e da professora Maria Iranir Araujo,  da comunidade de Celsolândia (Acaraú), e articulação local de Ana Paula Peixoto Silveira, da equipe de pastoral da paróquia de Cruz, e de Maria José de Farias,  pela secretaria municipal da Indústria, Comércio, Turismo e Meio-ambiente de Cruz.
Da programação consta a Concentração, logo cedo, ás 5 horas da manhã, na Praça dos Três Poderes, em Cruz, seguida de marcha pelas ruas e praças da cidade, com café comunitário na quadra da Escola Estadual, ao lado da Biblioteca Municipal,  seguindo-se Fórum de debates com participantes convidados de todos os municípios da Região. O Fórum, que será realizado no Centro Cultural Cruzense(CCC), contará com os palestrantes: professora Maria Palmira Soares de Mesquita, vice-reitora da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA); José Bezerra de Sousa Júnior, Secretário de Meio Ambiente do Município de Itaitinga; José Osmar Fonteles, Secretário de Turismo e Meio Ambiente do Município de Jijoca de Jericocoara. Dom Odelir José Magri, bispo diocesano, estará presente em todas as etapas da Marcha, desde a Concentração até o almoço oferecido aos convidados. A Rádio comunitária 6 de abril, de Cruz, fará cobertura total da programação, inclusive com transmissão via internet.
Informes da Comissão Organizadora indicam que “o projeto Marcha em Defesa da Vida nasceu a partir da urgente necessidade de defender e promover a vida e o nosso ecossistema. Tem como foco principal a defesa do Rio Acaraú, conhecendo os problemas, desafios e iniciativas que envolvem a segunda maior Bacia Hidrográfica do Estado do Ceará. O Rio Acaraú banha 18 municípios. O rio nos proporciona água em abundância, lazer e sobrevivência de milhares de famílias.”. E faz um apelo: “A falta de cuidado tem mostrado conseqüências reais e alarmantes. O desmatamento do manguezal é um dos pontos mais críticos quanto à degradação e descaracterização da paisagem e da dinâmica desse ecossistema. A extensão do segundo maior Rio do Estado é de 4.500 km² e está ameaçado com poluições, da nascente (Monsenhor Tabosa) à foz (Acaraú), assoreamentos, desmatamento do manguezal etc.
Todos os dias acompanhamos na televisão, nos jornais e revistas as catástrofes climáticas e as mudanças que estão ocorrendo, rapidamente, no clima mundial. Nunca se viu mudanças tão rápidas e com efeitos devastadores como os que têm ocorrido nos últimos anos.
Os rios são a fonte da vida no planeta, mas os homens ainda não sabem disso, pois os poluem com esgotos, lixo de toda a espécie, produtos químicos, entre outros. Estamos secando milhares de rios com retirada de areia, assoreamento e poluição.
A Igreja, outras entidades cristãs e os Movimentos Populares Organizados, inquietos com toda essa realidade criaram o projeto“Marcha em Defesa da Vida” para sensibilizar o povo, sociedade civil organizada, poder público, para os grandes problemas que agridem a dignidade humana e a natureza. Conscientizar o povo que vive às margens do rio para preservá-lo e buscar alternativas de desenvolvimento sustentável equilibrado. Precisamos nos unir para denunciar essa realidade que nos aflige e somar forças para buscar soluções.”.
OS OBJETIVOS DA MARCHA:
Objetivo Geral: Proporcionar uma reflexão da realidade desastrosa em relação à vida e, em especial, à segunda maior bacia hidrográfica do Ceará, observando  os perigos oriundos da poluição e do assoreamento. Precisamos denunciar, conscientizar e agir, do contrário, seremos cúmplices dessa desumana realidade.
Objetivos específicos: 1-Propiciar uma reflexão sobre a importância do rio Acaraú: benefícios à população, importância do manguezal, assoreamento, retirada de areia mudando o percurso do rio, poluição etc.
2-Conscientizar a sociedade de que a água é fonte de vida, necessidade de todos os seres vivos e um direito do ser humano, evitando o desperdício.
3-Sensibilizar a sociedade sobre a valorização das pessoas, para que reconheçam as responsabilidades individuais e coletivas no enfrentamento dos desafios decorrentes do modelo econômico atual;
4-Conhecer as agressões sofridas por causa do atual modelo econômico e cultural e lançar um chamado à conversão, à solidariedade, a um novo estilo de vida, especialmente a dos mais pobres para que vivam em harmonia com a natureza;
5-Ajudar a sociedade a pensar uma economia que esteja a serviço da vida;
6-Igreja católica, outras entidades Cristãs, Movimentos Populares e Poder Público trabalhando juntos em prol de um único objetivo: Proteger e promover a vida nas diversas formas.
7-Denunciar toda forma de agressão à vida.
ESTRATÉGIAS
1. Denunciar situações e apontar responsabilidades no que diz respeito aos problemas ambientais decorrentes da falta de cuidado que temos em relação ao nosso rio Acaraú.
2. Propor atitudes, comportamentos e práticas fundamentados em valores que tenham a vida como referência no relacionamento com o meio ambiente e a vida do ser humano.
3. Mobilizar pessoas, comunidades, Igrejas, religiões e sociedade para assumirem o protagonismo na construção de alternativas para a superação dos problemas socioambientais decorrentes do aquecimento global e a valorização pela vida nas diversas formas.
Venha juntar-se a nós, os mais de 200 mil habitantes da Região Vale do Acaraú, e diga: “O homem e o rio Acaraú-uma questão de sobrevivência.”. 

* Professor do Instituto de Teologia e Pastoral (ISTEP) e Pároco de Cruz - CE

Postado por: Dr. Lima - Cruz/CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário