terça-feira, 30 de outubro de 2012

RADIALISTAS DE CRUZ PARTICIPARÃO DE SEMINÁRIO EM PARNAÍBA – PI

 
clip_image002
Dr. Lima - Radialista
Cruz. Os Radialistas Dr. Lima e Camila Marques da ZYL – 383 - Rádio FM Comunitária 6 de Abril, 98,7MHz, da cidade de Cruz- CE, irão participar do Seminário Dicas: Diálogos Comunitários para Sustentabilidade na Rota das Emoções. Esse evento faz parte de um conjunto de estratégias do projeto Nós Fazemos a Diferença no Desenvolvimento Sustentável da Rota das Emoções que acontecerá dias oito e nove de novembro no Auditório da Universidade Federal em Parnaíba-PI. Uma realização da Care do Brasil – PI, com financiamento da União Europeia em parceria com a Universidade Federal do Piauí.
clip_image003
Turma do Curso em Camocim - CE
Em junho, de 6 a 9, aconteceu a primeira fase do Curso de Extensão Universitária no Centro de Treinamento São Francisco em Camocim com a presença de quarenta participantes, sendo radialistas, jornalistas, blogueiros e universitários.
Este Seminário visa dar continuidade a este trabalho que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prática de um Turismo Sustentável na Rota das Emoções, principalmente destacando a mídia como formadora de opinião.
clip_image004
Instrutors do Curso
Nas fotos, os participantes do curso realizado em Camocim e os instrutores da Universidade Federal do Piauí, Care Brasil e Instituto Comrádio Brasil do Piauí.
clip_image006
Camila Marques - Radialista
Os radialistas retornaram às suas cidades com o compromisso de continuar este trabalho para o desenvolvimento de um Turismo Sustentável que possa garantir o envolvimento de todos que integram a Rota das Emoções, o nome dado a um grupo de 14 municípios localizados no litoral dos estados do Maranhão, do Piauí e do Ceará, região que inclui três dos mais raros e exuberantes destinos turísticos do Brasil: Lençóis Maranhenses, Delta do Parnaíba e Jericoacoara. Este destino reúne três dos mais belos paraísos naturais do país: o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA), a Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba (PI) e o Parque Nacional de Jericoacoara (CE).
“O Delta do Parnaíba - é um dos únicos do mundo em mar aberto formado pelo rio Parnaíba (1.485 km de extensão). O Delta do Parnaíba abre-se em cinco braços, envolvendo mais de 73 ilhas fluviais distribuídas em uma área de 2.700 Km². Sua paisagem exuberante cheia de dunas, mangues e ilhas fluviais garante o cenário paradisíaco dessa região do Piauí”.
“O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses - é um Paraíso ecológico com 155 mil hectares de dunas, rios, lagoas e manguezais. Suas paisagens são deslumbrantes: imensidões de areias que fazem o lugar assemelhar-se a um deserto. Mas, com características bem diferenciadas. As chuvas garantem aos Lençóis algumas das suas paisagens mais belas. As águas pluviais formam lagoas que se espalham em praticamente toda a área do parque formando uma paisagem inigualável”.
“O Parque Nacional de Jericoacoara - no Estado do Ceará, foi criado em fevereiro de 2002, com área de 8.416 hectares, a partir da recategorização parcial da Área de Proteção Ambiental criada em 1984, e da redefinição de seus limites em junho de 2007”. “Foram ajustados os limites referentes à localização da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Vila de Jericoacoara e os limites Sul e Oeste do parque, ampliando a área para 8.850 hectares, incluindo também uma faixa marítima com um quilômetro de largura, paralela à linha costeira”. Situa-se na divisa dos municípios de Cruz e Jijoca de Jericoacoara.
“A Agência para o Desenvolvimento Regional Sustentável (ADRS) foi criada mediante decreto presidencial a partir de um consórcio público entre os Estados de Piauí, Ceará e Maranhão”. “Trata-se de um projeto pioneiro no país, de desenvolvimento regional ancorado na atividade turística. A ideia é promover o crescimento integral de forma sustentável e com equidade social, articulando as ações públicas federais, estaduais e municipais, com apoio nas organizações da sociedade civil e iniciativa privada, no litoral dos estados do Ceará, Piauí e Maranhão, com 480 km de praias, incluindo 14 municípios: Cruz, Jijoca de Jericoacoara, Camocim, Barroquinha e Chaval no Ceará; Cajueiro da Praia, Ilha Grande, Luís Correia e Parnaíba no Piauí; Araioses, Barreirinhas, Paulino Neves, Santo Amaro e Tutoia no Maranhão”.
clip_image008
Simbolo do Município de Cruz - CE
O Município de Cruz (foto) está incluído na Rota das Emoções, mas seu potencial turístico é pouco divulgado e a precariedade da estrada que dar acesso a Praia do Preá é visto como o principal entreve para o desenvolvimento do Turismo, embora haja uma boa infraestrutura turística montada na praia que oferece conforto e bom gosto aos turistas de todas as classes sociais. Os radialistas de Cruz (Dr. Lima & Camila) tem essa missão de divulgar este potencial turístico ainda pouco explorado pelos visitantes. Com o apoio da Care Brasil e do Instituto Comrádio espera-se alavancar o turismo deste município, onde o Kit surf é o principal atrativo turístico, e produzir 500 empregos diretos. Um novo desafio para o Prefeito eleito Adauto – PT. Praias, Sol, Ventos, Dunas, Lagoas, Clima, Eventos e Monumentos Históricos são os principais atrativos turísticos materiais e imateriais do Município de Cruz.
Dr. Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário