domingo, 26 de agosto de 2012

MEU CEARÁ, "TERRA DA LUZ" NÃO TEM DISSO NÃO"


Traços Biograficos de Antonio dos Santos de Oliveira Lima

Cruz. O ano foi 1997, 25 de janeiro. Estava eu e minha família morando em Mossoró quando recebi um convite do então Prefeito eleito de Cruz Manoel Nelson Silveira (Manoel Israel) para que retornasse ao Ceará. Impulsionado pela família que tinha sua origem em Cruz, tomei a decisão de retornar à Cruz de onde já havia saído em 1990 com destino à cidade de Rosário no Maranhão e de lá para Mossoró/RN. 
Pedra Furada - Jericoacoara
 Colocamos todos os móveis em um caminhão de propriedade de Manoel Israel dirigido por Agnaldo velho conhecido residente em Cruz. Saímos de Mossoró no inicio da tarde e chegamos à Fortaleza já era noite onde pernoitamos e no dia seguinte continuamos a viagem com destino à Cruz, aonde chegamos ao meio dia e fomos morara na localidade de Solidão para ensinar e administrar uma escola municipal. Nesta comunidade, passei dois ano, onde tive a oportunidade de fazer um trabalho sério e exemplar apesar das dificuldades enfrentadas.  Em seguida fui transferido para a Secretaria de Infraestrutura e passei a residir em Cruz, sede do município. Nesta Secretaria fiquei até 09 de janeiro de 2003 quando fui demitido por determinação de um político corrupto, desonesto, de mãos cruéis e frias covardemente assassinas.
A partir deste momento, fui morar na Praia do Preá, onde permaneço. Passei a desenvolver outras atividades trabalhando em um escritório de projetos em Jijoca de Jericoacoara e como autônomo.
Em 2003, denunciei uma quadrilha que havia invadido um assentamento de reforma agrária e houve uma batalha judicial que durou dez anos. Terminou com um acordo sujo e desonesto que tinha como objetivo defender esta quadrilha. Para livrá-los de qualquer punição. Mas, muitos problemas ficaram pendentes e acredita-se que logo novos conflitos surgirão com mais gravidade.
Estátua de Pe. Cicero - Juazeiro do Norte
 Embora se diga que “no Ceará”, “Terra da Luz”, “não tem disso não”, mas existem sim, muitas pessoas desonestas. Embora admire muitos cidadãos ilustres que orgulham e fazem do meu Ceará uma terra que orgulha seus conterrâneos como José de Alencar, Raquel de Queiroz, Pe. Cícero, Edson Queiroz, Dragão do Mar, Bárbara de Alencar e tantos outros. O Ceará é terra de um povo alegre e trabalhador, fervorosos devotos de São Francisco e Pe. Cícero. Terra de Iracema e dos “verdes mares bravios” enfeitado de jangadas. As mulheres são encantadores e muito trabalhadoras ocupando lugar de destaque nos setores comerciais, industriais e de prestação de serviços.
Rendeiras do Ceará
 O Ceará tem como símbolos bastante conhecidos: As rendeiras de bilros, a jangada, a estatua de Pe. Cicero, a pedra furada de Jericoacoara, as dunas de areias, os coqueiros e as praias. 
Jangadas
 O seu território esta dividido em três áreas bem definidas: Litoral, Sertão e Serras. Está recortado em 184 municípios, onde as belezas naturais são atrativas para muitos turistas que fazem do Ceará seu principal destino. É envolto neste senário que estou desde 1981.

Dr. Lima

www.blogdodrlima.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário