quinta-feira, 22 de dezembro de 2011


Pesquisa do IBGE aponta mais de cinco mil pessoas morando em favelas em Mossoró/RN 
 

Estudo divulgado ontem, 21, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que, em 2010, 2,29% da população mossoroense moravam em favelas e ocupações irregulares. Segundo o levantamento, Mossoró possui cinco aglomerados desse tipo, formados por 1.604 domicílios e 5.944 moradores.
As favelas de Mossoró, segundo o estudo, são: Fio, Forno Velho, Santa Helena, Tranquilim e Wilson Rosado.
É o único município do interior do Rio Grande do Norte a possuir pessoas morando nesses locais, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ou seja, são milhares de pessoas morando em barracos, casas ou outras moradias consideradas carentes em conjuntos resultantes de ocupação ilegal de terra, como favelas, invasões, grotas, baixadas, comunidades ou vilas.
Natal tem a esmagadora maioria de favelas e ocupações do Estado, com 22.561 domicílios e 80.774 moradores em 41 aglomerados - 93,36% do total. Além disso, a capital concentra 100% das favelas e ocupações da região metropolitana. Analisando o total de moradores do município, vê-se que 10,06% da população natalense (em contraste com os 2,29% de Mossoró, citado acima) estão nesses setores.
O esgotamento sanitário era o serviço com menor grau de adequação observado (rede de coleta de esgoto ou fossa séptica) nos domicílios em aglomerados subnormais no Estado. Natal apresenta 55,06% deste serviço adequado e Mossoró, 37,47%.
Quanto ao fornecimento de água, 96,07 % dos domicílios presentes possuem rede geral de água. Em Natal, este número sobe um pouco, para 97,51%, enquanto que em Mossoró este mesmo abastecimento corresponde a 76,12%. A adequação do serviço de energia elétrica com distribuição por rede e fornecimento de energia por medidor exclusivo em Natal e Mossoró atinge índices respectivamente de 81,01% e 77,88%.

Fonte: O Mossoroense

Postado por Dr. Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário